Geral

Vereador Gadotti sugere compra de área para um novo cemitério

Participe da Enquete: Você concorda com a compra de mais terrenos para cemitérios? 

16/02/2021

Por

O assunto não foi tratado pela primeira vez, mas necessita de atenção do poder público municipal. Na sessão da Câmara Municipal de quinta-feira (11), os vereadores aprovaram uma indicação do vereador Osmair Gadotti que pede à Prefeitura de Jaraguá do Sul a compra de um terreno para implantação de um novo cemitério municipal.

Ele entende que o assunto é polêmico e que precisa ser discutido com cuidado, mas que deve ser enfrentado e não ser deixado para as próximas gestões, já que os cemitérios ou sepulcrários estão praticamente com suas capacidades esgotadas. 

As polêmicas giram em torno de questões sociais, culturais e ambientais. Os moradores, via de regra, não querem um cemitério perto de casa e culturalmente, as famílias ainda preferem o sepultamento tradicional à cremação.

Leia mais:

Vereador solicita a volta de leitura de versículo bíblico no início das sessões da Câmara de Jaraguá

VÍDEO: Após flagrar carro com oito crianças, três adultos e mais a mudança, PM rodoviária visita família que passa por dificuldades

Segunda dose da CoronaVac começa a ser aplicada dia 18 em Jaraguá

Ambientalmente existem impedimentos para ampliação dos cemitérios e a construção de novos é o licenciamento ambiental, que regula construções que impactam de alguma forma os recursos naturais, em especial o lençol freático, onde se acumulam as águas, causando poluição, como acontece com os lixões sem o tratamento adequado.

Jaraguá do Sul tem 25 cemitérios, sendo sete administrados pelo município, localizados no Centro, Vila Lenzi, Rau, Chico de Paulo, Jaraguá 99, Czerniewicz e Nereu Ramos. Existem os particulares e também vinculados a confissões religiosas e associações.

O vereador Gadotti é Ministro das Exéquias na região de Nereu Ramos, onde faz a encomendação dos falecidos, por deferimento da Igreja a qual serve. Ele diz que vê a falta de espaços para os sepultamentos.

O vereador Onésimo Sell levantou a possibilidade de estudo para adoção de cemitérios verticais em forma de edifícios, exclusivos para os sepultamentos. No cemitério da Vila Lenzi, a Prefeitura tem buscado maximizar os poucos espaços existentes construindo necrópoles com lóculos.

No final do ano foi licitada uma construção com 203 lóculos, ou gavetas para os corpos. A indicação de Osmair foi enviada ao Executivo para ser avaliada e discutida.

Receba as notícias do JDV no seu WhatsApp!

Carregando?

Notícias relacionadas

x