Coronavirus,Geral,Jaraguá

Segunda dose da CoronaVac começa a ser aplicada dia 18 em Jaraguá

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começa a aplicar a segunda dose da vacina CoronaVac na próxima quinta-feira (18). O público-alvo são os profissionais da área da saúde, integrantes do grupo prioritário e que atuam na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus.

É o caso do médico Cristóvão Baptista, de 61 anos, o primeiro a receber a dose da vacina no município, no dia 20 de janeiro. Agora, para garantir a proteção contra a covid-19, ele receberá a segunda dose. O município segue a orientação do Ministério da Saúde, que recomenda a aplicação da segunda dose depois de 28 dias da primeira. Pesquisas recentes apontam que os resultados do imunizante são mais satisfatórios com este intervalo de tempo entre a primeira aplicação e o reforço.
Para a segunda dose da CoronaVac, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe de 1.400 doses da vacina, disponibilizadas pelo governo no dia 4 de fevereiro. Após os profissionais da saúde, serão vacinados os idosos residentes em asilos.

Ainda não existe previsão para a chegada de novas vacinas em Jaraguá do Sul. Por isso, a vacinação continua com idosos acima de 90 anos e trabalhadores de saúde com idade acima de 60 anos e que estejam em atuação.