Avança na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o projeto de lei nº 0001.8/2021, da deputada Ana Paula da Silva (sem partido) que prevê a criação de três regiões metropolitanas (RM).
Leia mais
Inicialmente o texto previa a criação da região metropolitana de Joinville, mas recebeu uma emenda da deputada Paulinha determinando a criação também de modelos semelhantes para Jaraguá do Sul e do Planalto Norte.
As três regiões foram formadas pelas cidades de Araquari e Joinville; Jaraguá do Sul e Guaramirim; e Canoinhas e Três Barras.
A discussão, que é bastante antiga, foi levantada novamente na sessão da última quinta-feira (8), da Câmara de Vereadores de Jaraguá, por Anderson Kassner (PP).
De acordo com o vereador, a ideia é que o município juntamente com as demais cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), sejam uma região e não vinculada a uma RM de Joinville.
“Eu como vereador já defendia [em 2015] que Jaraguá do Sul não poderia fazer parte da região metropolitana de Joinville. Imagina a quantidade de pessoas, habitantes e os demais municípios de Joinville, incluindo Jaraguá do sul e todos os outros municípios da Amvali nessa região metropolitana. A gente ia sofrer bastante com isso”, disse ele na tribuna.
Benefícios da região metropolitana
Uma região metropolitana é formada por um conjunto de municípios próximos entre eles.
Eles são integrados socioeconomicamente a uma cidade central. A ideia é que, por conta de muitas cidades estarem tão próximas e interligadas, os serviços públicos e de infraestrutura desses municípios devem ser planejados regionalmente, pois dessa forma, as necessidades da população podem ser mais bem atendidas.
As RMs vão se propor a fazer ações integradas no abastecimento de água e energia, coleta do lixo, mobilidade, saneamento e transporte coletivo, entre outras áreas.
Ideia da criação metropolitana
O projeto original nº 15.3/2014 de criar a região metropolitana norte/nordeste (RMN), é do deputado federal Darci de Matos (PSD). Ele foi apresentado durante uma reunião na Associação Empresarial de Joinville (Acij) em 2015.
O texto regulamenta a Região Metropolitana Norte/Nordeste (RMN), já prevista na Lei Estadual 495/2010, e cria a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana Norte/Nordeste (Sudern).
Na época Darci explicou que a Sudern não ocuparia o mesmo espaço que a secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).
A Sudern, enquanto autarquia, teria autonomia administrativa e orçamentária, e poderia prestar serviços como transporte coletivo integrado, abastecimento de água, captação e tratamento de esgoto, dentre outros, que não estão entre as competências da SDR.
Entre as vantagens de ser uma região metropolitana está o acesso a mais recursos federais, recursos exclusivos às metrópoles, melhora da qualidade de vida da população, maior eficiência dos serviços prestados e agilidade na busca pela execução dos projetos estaduais e federais.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Comitê Gestor define data da Schützenfest; Paulo Chiodini será presidente. A data da 35ª Schützenfest…
AMA realiza pedágio no sábado dentro da campanha Abril Azul. Happy Hour tradicional da entidade…
Scar Jazz Big Band se apresenta em Guaramirim na segunda-feira. Essa iniciativa faz parte do…
Jaraguá vence ACBF pela Copa Brasil e decide na terça na Serra Gaúcha. A próxima…
Município entrega instalações reformadas e ampliadas da Escola Vitor Meireles. A Escola Vitor Meireles atende…
Schroeder, Guaramirim e Massaranduba preparam os Feirões de Empregos. No dia do evento, os interessados…
This website uses cookies.