Legislação pretende implantar política de direitos dos autistas em Jaraguá do Sul
O projeto também quer garantir que o transporte público seja prestado aos autistas de forma diferenciada
12/07/2021
Foi aprovado em primeira votação na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul na última quinta-feira (8), o projeto de lei que institui a política de garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus familiares, apresentando as diretrizes para que a prefeitura possa se orientar na formulação de projetos e programas voltados para essa população. A iniciativa é de autoria das vereadoras Nina Santin Camello, Sirley Schappo e do vereador Jonathan Reinke.
Leia mais
- Carlos Moisés anuncia desfiliação do PSL e fica sem partido
- Vacinação contra Covid-19 está liberada para pessoas sem comorbidade com 38 anos em Jaraguá do Sul
- Confira mais notícias em jdv.com.br
O texto da matéria determina que o município deve garantir os direitos das pessoas com TEA como, por exemplo, ao transporte público, à vida, à saúde, à habitação, à educação, à profissionalização e ao trabalho, objetivando a inclusão social, a autonomia e a independência dos autistas. Para isso, o projeto prevê que a Administração municipal deve garantir diagnóstico precoce a essas pessoas, o atendimento multiprofissional pelo SUS, a orientação nutricional e farmacêutica adequada e a orientação aos familiares e responsáveis dos cuidados da pessoa com TEA.
O projeto também quer garantir que o transporte público seja prestado aos autistas de forma diferenciada, através do fornecimento de passe livre, inclusive para o acompanhante, e o direito de ocupar assentos destinados às pessoas com deficiência.
Ainda prevê a existência de um programa permanente de capacitação sobre o autismo, ministrado para profissionais que atuam na prestação de serviços à população com TEA. Os vereadores alegam que, atualmente, Jaraguá do Sul conta com os trabalhos da Associação dos Amigos do Autista (AMA), que presta serviço de excelência para as pessoas com TEA, mas em razão de falta de espaço e questões financeiras, não tem conseguido expandir o seu atendimento. A segunda votação será no dia 13 de julho.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Notícias relacionadas
VÍDEO: em cena rara, onças-pardas são flagradas em rio no Norte de SC
Imagine estar em um rio e de repente flagrar três onças-pardas nadando ao seu lado. Foi o que aconteceu com um grupo de pescadores no último domingo (6), no Rio Palmital, entre Garuva e Joinville, no Norte catarinense. A cena rara foi registrada pelos próprio pescadores, que não esconderam sua…