Educação,Geral,Massaranduba

Secretaria de Educação de Massaranduba e faculdade desenvolvem trabalho sobre doenças infecciosas

Foto: Divulgação/shutterstock

A rede municipal de ensino de Massaranduba estabeleceu parceria com uma Universidade de Santa Catarina, envolvendo as escolas do ensino fundamental e os acadêmicos da quinta fase dos cursos de Biomedicina e Nutrição, cursos esses oferecidos no Campus de Joinville. O tema do projeto é "Saúde na Escola: Doenças Infecciosas" e é coordenado pelo professor Rafael Dutra das Armas.

De acordo com a Secretaria de Educação, o projeto será desenvolvido no primeiro semestre e como como objetivo orientar os alunos do ensino fundamental sobre a importância das doenças infecciosas no ambiente escolar, destacando as medidas preventivas que devem ser adotadas na rotina diária para evitar o desenvolvimento dessas infecções.

Para tanto, serão desenvolvidas atividades variadas ao longo do semestre para estimular o conhecimento nessa área como aplicação de questionários para conhecimento da estrutura escolar; criação de materiais educativos sobre microrganismos de importância em doenças infecciosas; desenvolvimento e aplicação de questionários aos estudantes para entender os conhecimentos que possuem sobre doenças infecciosas; criação de materiais educativos (na forma de história em quadrinhos), sobre cuidados básicos de higiene para prevenção às doenças infecciosas; criação de material educativo com alternativas de alimentos saudáveis para consumo na escola; criação de um Podcast informando sobre Benefícios da vacinação na comunidade escolar e criação de um vídeo informativo de como proceder com a coleta e análise microbiológica de superfícies.

Ao final do semestre será realizado um momento de interação entre os estudantes da rede municipal de Massaranduba e os acadêmicos da Universidade, sendo que os acadêmicos desenvolverão atividade lúdica on-line para compreender o entendimento dos alunos das escolas acerca das informações passadas ao longo do semestre.

Aproximar Escola e Universidade carrega valiosos benefícios para qualificar a formação humana, visto que o conhecimento é trabalhado considerando as bases científicas e a contemporaneidade do nosso tempo. Com isso, acadêmicos em formação e estudantes das escolas têm a possibilidade de compartilhar ricas experiências a partir de seus contextos sociais e educacionais.