Cultura,Geral,Jaraguá

Propostas à restauração de igreja histórica no bairro Rio da Luz em Jaraguá do Sul serão abertas em abril

Foto: Arquivo/JDV

A secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Jaraguá do Sul, marcou para o dia 12 de abril, à tarde, a abertura dos envelopes do Edital de Tomada de Preços 149/2020, via pregão presencial, para a restauração da histórica igreja de madeira da Comunidade Cristo Salvador, no bairro Rio da Luz, localizada na rua Eurico Duwe. Em março, a Câmara autorizou investimento de até R$ 209 mil para a reforma.

O templo, todo em madeira, completou no domingo (28), 86 anos de história. Os valores para o restauro vêm do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Cultural, Arqueológico, Artístico e Natural (Fumphaan), administrado pela Secel.

Leia mais

O fundo foi criado em 2009 com o objetivo de captar recursos financeiros para obras de preservação, restauração, revitalização e reconstrução de bens de valor histórico-cultural em Jaraguá.

Por se tratar de restauração de uma construção histórica, que não pode perder as suas características, todos os cuidados precisam ser tomados nos detalhes. O templo está localizado dentro Conjunto Rural de Rio da Luz, em Jaraguá do Sul, caracterizado por edificações rurais de diversos usos, típicas da arquitetura teuto brasileira. Está dentro da área tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!