Avaliações diagnósticas conferem os conhecimentos de conteúdos em Massaranduba
Assim, há possibilidade de intervenção focada para a realidade de cada turma e de cada escola.
25/03/2021
A Secretaria Municipal de Educação Cultura, Esporte e Turismo vem desenvolvendo um conjunto de ações/formações buscando subsidiar os profissionais da educação da rede municipal de ensino na condução do dia a dia nas suas respectivas instituições – da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.
No mês de fevereiro foram realizadas avaliações diagnósticas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental considerando os conhecimentos trabalhados no ano de 2020. Do 1º ao 3º ano foram organizadas avaliações impressas e do 4º ao 9º ano por meio eletrônico. Essas ações permitiram assumir maior clareza em relação às dificuldades de aprendizagem advindas do ano de 2020, tomando ciência do que e do quanto os estudantes sabem.
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A partir dos dados computados com a realização das avaliações diagnósticas, os professores foram orientados a retomarem conteúdos sinalizados nas Diretrizes Curriculares Municipais, a repensarem seus planejamentos a partir de arranjos interdisciplinares interessantes e inteligentes dentro do sistema híbrido de ensino, considerando as necessidades particulares apresentadas pelos estudantes em suas turmas.
Há na rede municipal o Projeto da Sala de Apoio, em consonância com a Política Municipal de Alfabetização. Nele são atendidos estudantes com dificuldades de aprendizagem, no contraturno, a fim de que possam superá-las e acompanhar o ano letivo corrente de modo mais qualitativo. Nesse viés, os professores tiveram uma formação acerca das ações a serem tomadas na Sala de Apoio, intensificando ações alfabetizadoras, neste primeiro momento, bem como as atividades voltadas à leitura, escrita e matemática.
Informações deram o norte aos docentes para retomada das aulas
Aos professores dos 1º, 2º e 3º anos também foi dada uma devolutiva acerca das avaliações diagnósticas. Vale destacar que, de modo paralelo, os professores direcionaram olhares atentos aos estudantes desde o retorno, a fim de subsidiá-los em suas necessidades de aprendizagem. Por meio dessas ações, os professores têm condições de qualificar seus planejamentos, visto que sabem onde devem intervir para que possam avançar em sua aprendizagem.
Com os professores do 4º ao 9º ano, a devolutiva foi socializada por meio dos dados compilados, contendo os percentuais de acertos e erros – por turma, por escola e na rede. Assim, há possibilidade de intervenção focada para a realidade de cada turma e de cada escola.
Na Educação Infantil, as ações também têm sido orientativas e formativas, tanto para os professores e auxiliares de sala. Há um cuidado todo especial em relação aos protocolos sanitários, bem como ao desenvolvimento de ações pedagógicas que entrelacem cuidado e aprendizagem, corroborando para a formação integral dos sujeitos, considerando os Direitos de Aprendizagem e os Campos de Experiências preconizados pela BNCC, endossados pela Diretriz Municipal da Educação Infantil e pelos princípios ecoformadores presentes na rede municipal de ensino, desde 2018.
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