Economia,Geral,Massaranduba

Abatedouro de tilápia da Juriti deve iniciar as atividades em novembro

Foto: Ilustrativa

O terreno ao lado da Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), na Área Industrial Zeferino Kuklinski, está pronto para a construção do abatedouro de tilápia e a lagoa de decantação. O novo negócio da Cooperativa Juriti, que faz parte do planejamento estratégico, tem previsão de iniciar a operação em novembro de 2021.

Leia mais

 

O planejamento inicial era iniciar em julho deste ano, mas em função da demora para aprovação do projeto pelo Ministério da Agricultura e a dificuldade de as empresas entregarem os pré-moldados pela carteira de pedidos e falta de materiais utilizados na construção civil provocado pela pandemia, fez com que o planejamento fosse revisto.

O presidente Orlando Giovanella explicou que o abatedouro deve ser levantado em julho e agosto próximos, com previsão de entrega das obras e instalações até o final de outubro, para iniciar efetivamente as atividades de abate em novembro.

A nova atividade econômica tem foco na produção, industrialização e comercialização do pescado, aproveitando a expertise da Juriti nos mercados onde tradicionalmente atua e também vai buscar novos mercados.

A ideia é iniciar o abate com cinco toneladas/dia de peixe bruto e, a partir do terceiro ano, vinte toneladas ao dia. Nos dois primeiros anos de funcionamento, a Cooperativa comprará tilápia de associados e não associados e, a partir do terceiro ano, exclusivamente dos sócios.

Conforme o presidente Orlando, a nova atividade não vai afetar em nada o negócio do arroz que é o carro chefe da Cooperativa desde sua fundação, em 1968. A unidade de peixe será separada e voltada para quem é sócio dessa nova atividade econômica, que vai ampliar a sustentabilidade da Juriti e abrir oportunidades de renda para os criadores associados, e um crescimento para o município de Massaranduba na geração de empregos, renda e retorno econômico.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!