Jaraguá do Sul

Zoonoses faz nova pesquisa sobre incidência do mosquito da dengue

As equipes fizeram a coleta de larvas obedecendo uma metodologia de amostragem conforme o número de imóveis de Jaraguá do Sul.

24/03/2023

O Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, realizou entre os dias 27 de fevereiro e 10 de março, mais um Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).  O trabalho de pesquisa criado pelo Ministério da Saúde em 2002 tem como objetivo identificar as áreas da cidade com maior ocorrência de focos do mosquito da dengue e os criadouros predominantes.

As equipes fizeram a coleta de larvas obedecendo uma metodologia de amostragem conforme o número de imóveis de Jaraguá do Sul. O levantamento é um importante indicador, ajuda a definir o índice de infestação no Município e possibilita antecipar ações e estratégias de prevenção contra o mosquito e as doenças causadas por ele, como a dengue, zika e chikungunya.

Conforme o diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer, nesta etapa do LIRAa foram encontrados vários focos do mosquito Aedes aegypti em residências, em depósitos como pratos de plantas, baldes, tanques, lonas, regadores, vasos, lixeiras, entre outros. Ele ressalta que a situação em Jaraguá do Sul – como em todo o Estado -, preocupa.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x