Vigilância epidemiológica intensifica as ações de combate à dengue
Vigilância epidemiológica intensifica as ações de combate à dengue. Do dia 1º de janeiro até agora foram notificados 245 casos
21/01/2025
Vigilância epidemiológica intensifica as ações de combate à dengue – Jaraguá do Sul segue em alerta e intensificando as ações de combate à dengue. Segundo o monitoramento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, os dados apontam para um aumento nos números de notificações, casos prováveis e focos do mosquito Aedes aegypti em relação ao mesmo período de 2024.
De 1º de janeiro até agora, notificaram 245 casos de dengue na cidade, dos quais 5 foram confirmados, 134 são prováveis e 106 foram descartados. Quanto ao número de focos do mosquito, já são 147 neste ano. No mesmo período do ano passado, eram 88 focos.
Já prevendo uma possível alta nos números, a Secretaria de Saúde antecipou algumas ações ainda em 2024, entre elas, a reativação do Centro de Atendimento Dengue, voltado exclusivamente a pacientes com sintomas suspeitos da doença. A unidade de suporte está localizada no bairro Vila Lenzi e já fez mais de 816 atendimentos desde o dia 20 de dezembro de 2024.
Além disso, outras iniciativas desenvolvidas no ano passado terão continuidade, como as campanhas de conscientização e as ações que integram o Plano de Contingência. O Módulo Dengue, no Aplicativo Jaraguá na Mão e o Telemonitoramento de casos suspeitos também seguem ativos.
O Município encerrou 2024 com 2.694 focos do mosquito da dengue e 17.575 casos confirmados da doença. Até o dia 31 de dezembro haviam sido notificados mais de 26 mil casos.
Centro Dengue amplia a estrutura e reduz tempo de atendimento
O Centro de Atendimento Dengue é exclusivo para pacientes com sintomas suspeitos. Os principais sintomas atendidos incluem febre alta (39°C ou mais) de início súbito, dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, náuseas e vômitos, manchas vermelhas pelo corpo e cansaço extremo.
O Centro Dengue está localizado na rua Padre Alberto Jakobs, 455, Vila Lenzi (antigas instalações do Supermercado Lenzi). Conta com equipe de enfermagem, médicos, laboratório e dispensário de medicações, funcionando todos os dias, das 7h às 19h, sem pausa para almoço.
Segundo a enfermeira e doutora em enfermagem, Talita Piccoli Sevegnani, diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, o Centro Dengue está estruturado, com laboratório à realização do hemograma e também dispensário de medicamentos.
“O importante é que agora o paciente fica menos tempo”, aponta. Ela lembra que, no ano passado, implantaram provisoriamente e em tempo recorde a Central da Dengue no estande de tiro olímpico, e agora ampliaram as instalações, seguindo todo o fluxo de atendimento, em ambientes preparados exclusivamente para a finalidade.
Saúde pede que população atenda bem os agentes de endemias
A campanha “Unidos contra a dengue: faça sua parte, proteja sua comunidade!” está ganhando espaço nas mídias locais. Com o objetivo de orientar a população sobre a eliminação de criadouros e prevenção da doença, a iniciativa inclui vídeos, outdoors, postagens nas redes sociais oficiais, spots em rádios e um folder com um checklist semanal.
Isso, sem abandonar a vigilância, que é feita pelo setor de zoonoses, profissionais que estão devidamente identificados com coletes, crachás e veículos da Prefeitura. De acordo com Talita, existe uma cerca resistência da população em relação à entrada dos agentes nas propriedades e casas para verificação de possíveis locais com acúmulo de água e que podem se transformar em potencial foco de proliferação do mosquito da dengue.
“A área urbana de Jaraguá do Sul está toda infectada”, aponta a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Ela informa, também, que existem 309 armadilhas que são periodicamente vistoriadas pelos agentes de endemias, para verificar a existência ou não de ovos do mosquito transmissor.
O Município implantou, também, o serviço de telemonitoramento para acompanhar casos suspeitos de dengue, proporcionando mais segurança e acompanhamento aos pacientes.
Plano de Contingência para prevenção e controle da doença
As autoridades atualizaram o Plano de Contingência Municipal para o Combate à Dengue, Zika e Chikungunya para refletir as novas estratégias de prevenção e controle. Essa revisão envolve ações coordenadas entre Samae, Vigilância Sanitária, Fiscalização de Posturas e Fiscalização de Bens Públicos.
Há, também, um cronograma de reuniões técnicas com a Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária à Saúde e hospitais a fim de aprimorar o planejamento e as ações no atendimento a pacientes com suspeita de dengue.
E o aplicativo “Jaraguá na Mão” agora conta com um módulo exclusivo sobre dengue. Os usuários podem acessar funcionalidades como checklist de
prevenção, boletins informativos, localização do Centro de Atendimento, verificação da situação da dengue na região e denúncia de focos.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital