Vicente e Antídio cobram maior valor extra teto ao Hospital São José
Vicente e Antídio cobram maior valor extra teto ao São José. É um modelo de eficiência e trabalho e enfrenta dificuldades
20/02/2025
Vicente e Antídio cobram maior valor extra teto ao Hospital São José – Integrantes do PSDB e do MDB apelaram à Secretaria de Estado da Saúde (SES) para que revisem o financiamento extra teto dos grandes hospitais filantrópicos. A solicitação foi feita na sessão de terça-feira (18) da Alesc. O deputado Vicente Caropreso expôs a situação do Hospital São José, em Jaraguá do Sul. O hospital atende casos de alta complexidade, como os politraumatizados, e tem cerca de 89% de ocupação pelo SUS. Esse cenário impede a realização de cirurgias eletivas, por exemplo.

Banco de imagens/Jornal do Vale do Itapocu
A princípio, Caropreso explicou que os politraumatizados ocupam leitos de UTI, o que bloqueia os procedimentos eletivos. “É necessário atender a urgências, mas isso tem afetado os hospitais de porta aberta de alta complexidade. O estado precisa das cirurgias eletivas. No entanto, o atendimento aos politraumatizados acaba ocupando os leitos destinados a elas”, afirmou o deputado.
Com o intuito de melhorar a situação, o deputado sugeriu que a SES remunerasse o extra teto de maneira diferenciada. “Peço ao secretário de Saúde que seja sensível à solicitação dos grandes hospitais. A SES precisa valorizar as peculiaridades de porta aberta. O Hospital São José sempre esteve bem, mas, devido ao repasse do extra teto pelo SUS, teve que recorrer ao banco. Por isso, insisto para que a SES revise os parâmetros para o tratamento dos hospitais filantrópicos”, pediu Caropreso.
ANTÍDIO APOIA
Em seguida, o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, também apoiou a causa. “O Hospital São José, que é um modelo de eficiência e trabalho, enfrenta dificuldades devido ao trabalho extra teto realizado. Ele tem dado sua contribuição à população atendendo pelo SUS, mas enfrenta essa situação difícil”, afirmou Antídio.
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Alimentação saudável é prioridade nas escolas e CMEIs de Jaraguá do Sul
A alimentação escolar em Jaraguá do Sul é tratada como um pilar essencial para o desenvolvimento dos estudantes. Diariamente, cerca de 22 mil alunos, do berçário ao 9º ano do ensino fundamental, recebem refeições nutritivas e seguras, elaboradas conforme as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além disso,…