Santa Catarina

Vicente destaca trabalho do Conselho do Idoso de Jaraguá do Sul

Saiba mais:

15/12/2023

Os 20 anos do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Jaraguá do Sul repercutiram na Assembleia Legislativa. Os parlamentares aprovaram Moção de Aplauso apresentada pelo deputado Vicente Caropreso.

Vicente destaca trabalho do Conselho do Idoso de Jaraguá do Sul

Vicente destaca trabalho do Conselho do Idoso de Jaraguá do Sul

 

Somente em 2023 o Conselho aprovou, por meio de edital, a destinação de recursos para 12 projetos que totalizam mais de R$ 6 milhões, incluindo o projeto “Universidade Aberta à Pessoa Idosa”.

 

 

Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Direito à Pessoa Idosa, que são viabilizados por meio da captação de incentivos fiscais, principalmente do Imposto de Renda de Pessoa Física e Jurídica.

 

 

“A dedicação e seriedade dos mais de 40 membros que compõem o Conselho está concretizada em ações de grande impacto na melhoria qualidade vida da pessoa idosa, e colocam Jaraguá do Sul em destaque.

 

 

O trabalho de conscientização e orientação faz com que o dinheiro que iria para o governo federal fique na cidade e seja investido aqui”, afirmou o deputado que é autor da proposição que resultou na criação da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, na Assembleia Legislativa de SC.

 

 

Ele citou como exemplo os recursos destinados pelo conselho ao Hospital São José ao longo dos anos, que ajudaram na implantação de um setor voltado para os idosos.

 

 

 

CONTRIBUIÇÃO – Este ano as contribuições dos catarinenses na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo dos Direitos do Idoso cresceram 35%, totalizando R$ 14,4 milhões. Esse foi o melhor resultado do Brasil, destaca Dr. Vicente.

 

Caropreso é favorável ao cadastramento das pessoas em situação de rua 

 

O deputado Vicente Caropreso defendeu a aprovação do projeto de lei que cria o cadastro estadual das pessoas em situação de rua. A proposta tem como objetivo orientar e subsidiar políticas públicas de atendimento, acolhimento, encaminhamento e ciclo completo de reinserção social de pessoas em situação de rua e

 

foi aprovada na terça-feira (12) pelo plenário da Assembleia Legislativa.

 

 

“É uma questão de segurança pública e de políticas públicas para reinserir as pessoas nessa condição. O cadastro, uma base de dados compartilhada, permite uma abordagem mais integrada, acertada e eficaz para lidar com as pessoas que estão nas ruas e para monitorar essa situação, que é um problema social de várias cidades”, aponta. 

 

 

“Saber quem são, de onde vêm é fundamental para saber se são pessoas com problemas com a justiça, desaparecidas e procuradas pelas famílias, e até mesmo com problemas psicológicos que as impedem de ter noção do que acontece.

 

 

São informações fundamentais para que as diferentes organizações possam construir ações para abordar as questões de saúde mental, vícios em drogas e álcool e ofertar apoio e tratamento para a reintegração social dessas pessoas”, defendeu Vicente.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x