Região

Estado mostra detalhes da Via Mar, futuro Corredor Litorâneo Norte

Via paralela de 145 quilômetros entre Joinville e Florianópolis foi o assunto principal nos meios políticos e econômicos. O lote ainda está sem contrato para elaboração do projeto executivo

29/10/2024

O anúncio da construção de uma via paralela de 145 quilômetros entre Joinville e Florianópolis, na semana passada, foi o assunto principal nos meios políticos e econômicos. O lote ainda sem contrato para elaboração do projeto executivo é o mais complexo da proposta de nova estrada estadual, paralela à BR-101 e denominada de Via Mar pelo governo do Estado.

 

Na quarta-feira (23), o governador Jorginho Mello autorizou o início dos projetos executivos de quatro lotes, com traçado de 90 km entre Joinville e Itajaí. Os trabalhos, que terão dois anos para ficar prontos, foram contratados no final de 2022.

 

Via

foto Felipe Scotti/Fiesc

O lote remanescente fica entre a SC-486 (Itajaí) e o Contorno Viário da Grande Florianópolis. É o maior segmento, com quase 55 km dos 145 km do Corredor Litorâneo Norte. O custo estimado do projeto executivo é de R$ 27 milhões. O trecho entre Joinville e Itajaí foi escolhido pelo governo anterior para a contratação dos projetos por ser o mais movimentado.

 

Além de ser o mais extenso, o lote remanescente é o único da Via Mar a prever túnel, além de dois viadutos e dez pontes. O túnel será duplo, com 1,2 km, na região de Itapema. O edital da concorrência desse trecho está em preparação. Os estudos ambientais em licitação terão abrangência nos quatro lotes de projetos já contratados. A rodovia será duplicada, com três faixas em cada sentido.

 

O custo dos projetos executivos será de R$ 9,6 milhões, na soma dos quatro lotes. A rodovia pretendida será duplicada, com três faixas. O custo inicial das obras e desapropriações foi estimado em 2022 em R$ 6 bilhões – atualização feita por consultoria, a pedido da Fiesc, apontou custo de R$ 9,2 bilhões.

 

Na reunião da frente parlamentar, o secretário Jerry Comper, garantiu que o governo do Estado vai buscar parcerias para bancar as obras. Neste momento, não há fonte de recurso ou modelagem de concessão definidas.

 

 

Paralela da BR-101 vai cortar municípios do Vale do Rio Itapocu

 

No lote 1, trecho Joinville (entrada BR-101) até BR-280 (Guaramirim), extensão de 26,85 km, 215 metros de obras de artes especiais, dois viadutos e quatro pontes. No lote 2, BR-280 (Guaramirim) até SC-415 (Massaranduba/São João do Itaperiú), extensão de 21,09 km, 155 metros de obras de arte especiais com um viaduto e duas pontes.

 

No lote 3, trecho SC-415 (Massaranduba/São João do Itaperiú) até SC-414 (Luiz Alves/Navegantes), com 16,77 km, 60 metros de obras de artes, com duas pontes e oito contenções e, no lote 4, trecho SC-414 (Luiz Alves/Navegantes) até Rod. Antônio Heil (SC-486), extensão de 25,87 km, 660 metros de obras de artes especiais, quatro viadutos, quatro pontes e três contenções.

 

O lote 5 (trecho remanescente), vai da Rodovia Antônio Heil (SC-486) até Contorno de Florianópolis, extensão de 54,72 km, 660 metros de obras de arte especiais, sendo quatro viadutos, quatro pontes, três contenções e um túnel.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x