Guaramirim

Vereadores querem mais vagas para internação por transtornos mentais

Vereadores Matias Tomczak, Marcelo Deretti, Osvaldo Barbosa, Tiago Stoinski, Adilso Comim e Gerson Peixer solicitaram ao secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, o aumento no número de vagas para internação de pessoas com transtornos mentais

20/06/2024

Os vereadores Matias Tomczak, Marcelo Deretti, Osvaldo Barbosa, Tiago Stoinski, Adilso Comim e Gerson Peixer solicitaram ao secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, o aumento no número de vagas para internação de pessoas com transtornos mentais. Cercada de estigma, a internação psiquiátrica se tornou um dos direitos básicos de quem tem transtornos mentais, por meio da Lei 10.216. Assim, proporciona recursos para diagnósticos e tratamentos terapêuticos em uma rede ampla e qualificada.

 

Conforme a gravidade do caso, a internação é necessária para que o paciente não cause risco para si mesmo e para os outros, consiga controlar os seus impulsos e faça os tratamentos devidos. Hoje ela é mais humanizada, pois seus métodos evoluíram para terapias medicamentosas ou psicológicas.

ver

“São leitos diferenciados, que precisam de grades na janela, exclusividade para cada paciente e isso tudo gera um custo muito alto. O dinheiro que vem para cada leito não é suficiente para mantê-los. Então, existe uma grande dificuldade. Na região não temos esses leitos. Então, agora os nossos pacientes vão para Papanduva, Três Barras. A indicação é pertinente e já estamos cobrando do Governo do Estado. Há a necessidade urgente desses leitos para pessoas em surto, dependentes”, afirmou o vereador e ex-secretário da Saúde, Marcelo Deretti.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x