Jaraguá do Sul

Vereadores pedem cessão de terreno para nova sede da UP Down

Vereadores pedem cessão de terreno para nova sede da UP Down. O objetivo é possibilitar a construção de uma sede própria

15/04/2025

Vereadores pedem cessão de terreno para nova sede da UP Down – A Câmara de Jaraguá do Sul aprovou uma moção coletiva solicitando que o Poder Executivo ceda um terreno público à Associação UP Down – União de Pais pela Síndrome de Down. O objetivo é possibilitar a construção de uma sede própria, além da expansão dos atendimentos especializados oferecidos pela entidade.

divulgação

 

 


Associação atende 93 famílias e precisa de mais espaço

Criada em 2017, a UP Down atua com foco em inclusão social, apoio psicológico e educação especializada. Atualmente, a associação atende 93 famílias, com o apoio de uma equipe técnica formada por voluntários, profissionais contratados e diretoria atuante.

Entre os programas mantidos estão o Acolhimento, voltado ao apoio emocional de pais de recém-nascidos com Síndrome de Down, e o Educação Profissional, que capacita jovens para o mercado de trabalho.

Contudo, a entidade hoje funciona em uma sala alugada de apenas 20 m², localizada no Centro. Por isso, o espaço reduzido tem limitado a ampliação dos serviços essenciais.


Dados locais justificam a urgência da nova sede

De acordo com dados apresentados na moção, em Jaraguá do Sul nasce uma criança com Síndrome de Down a cada 300 nascimentos, número bem acima da média nacional, que é de 1 para 700.

Dessa forma, a construção da nova sede permitirá o aumento da oferta de atendimentos em áreas como fonoaudiologia e terapia ocupacional, além de contribuir com a redução da demanda reprimida da APAE.

Com a cessão de um terreno desafetado, a associação poderá finalmente oferecer um espaço mais adequado e acolhedor para os usuários e familiares. Além disso, essa ação permitirá à APAE ampliar sua atuação para outras necessidades especiais.


Moção de aplauso reconhece atuação da entidade

Na mesma sessão, a UP Down também recebeu uma moção de aplauso. Os vereadores reconheceram o trabalho social desenvolvido ao longo dos anos, especialmente na promoção da inclusão e do acolhimento às pessoas com Síndrome de Down e suas famílias.

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x