Vereador propõe construção de cinerário público em Jaraguá
Vereador propõe construção de cinerário público em Jaraguá. Igreja São Sebastião tem cinerário paroquial desde 2018
03/04/2025
Vereador propõe construção de cinerário público em Jaraguá – Na sessão do dia 1º, a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul discutiu uma indicação do vereador Jonathan Reinke. Ele propôs a construção de um cinerário público na cidade. O cinerário seria um espaço destinado ao armazenamento de cinzas humanas após a cremação, oferecendo uma alternativa respeitosa para a guarda dos restos cremados.
A proposição sugere que o Executivo Municipal tome as providências necessárias para criar esse espaço. O objetivo é atender à crescente demanda de pessoas que optam pela cremação, ajudando na gestão do espaço nos cemitérios locais.
O cinerário pode ter diferentes tipos de estrutura, como urnas funerárias, criptas ou até mesmo espaços em jardins ou columbários. Reinke destacou a importância de criar um local público onde as cinzas de entes queridos possam ser guardadas com respeito, dignidade e conforme as necessidades da comunidade.
A medida visa proporcionar uma alternativa mais acessível e organizada para as pessoas que escolhem a cremação. Além disso, otimizará o uso dos espaços nos cemitérios da cidade.
divulgação
Igreja São Sebastião tem cinerário paroquial desde 2018
Desde 31 de março de 2018, a Paróquia São Sebastião de Jaraguá do Sul possui um cinerário, um local preparado para armazenar as cinzas de pessoas cremadas. O cinerário está localizado sob a escadaria da igreja matriz, onde, no passado, eram feitos os velórios.
Acreditava-se que o cinerário de Jaraguá do Sul fosse pioneiro no Brasil. As cinzas não são acondicionadas em urnas individuais, mas ficam em um único local. Por isso, as pessoas que desejam manter as cinzas de seus entes queridos devem assinar um documento, comprometendo-se a não retirar as cinzas dali.
Além disso, é exigido que o falecido(a) seja cristão, ou seja, professe a crença em Jesus Cristo ou em religião baseada nos ensinamentos de Jesus. Também é cobrada uma taxa única, perpétua, equivalente a um salário-mínimo.
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital