Veja como foi a estreia da Seleção Brasileira em todas as Copas do Mundo

A Seleção Brasileira faz, nesta quinta-feira (24), sua estreia na Copa do Mundo do Catar contra a Sérvia. Único país a participar de todas as edições do torneio, o Brasil chega com a missão de conquistar o inédito hexacampeonato e ampliar sua vantagem sobre as demais seleções.

No Grupo G da competição, a equipe comandada pelo técnico Tite terá também pela frente Suíça e Camarões, adversários conhecidos do time brasileiro. Na Copa da Rússia, em 2018, a Seleção estreou com empate por 1 a 1 contra os suíços.

A última derrota do Brasil em estreia de Copas ocorreu em 1934, no mundial disputado na Itália. Na ocasião, a Seleção foi superada pela Espanha por 3 a 1. Já a maior goleada em jogo de estreia foi sobre o México, por 5 a 0, na Copa de 1954. A CNN relembra como foi a estreia do Brasil em todas as Copas do Mundo. Veja abaixo:

 

1930

Disputado no Uruguai com 13 seleções, a primeira edição do torneio não foi proveitosa para a Seleção Brasileira. No Grupo 2 da competição, o país estreou com derrota por 2 a 1 para a Iugoslávia. Apesar da vitória por 4 a 0 sobre a Bolívia no jogo seguinte, a equipe não se classificou para a fase eliminatória e voltou mais cedo para casa.

1934

Sediada na Itália de Benito Mussolini, a segunda participação do Brasil em Copas terminou logo na estreia após derrota por 3 a 1 para a Espanha. A eliminação no primeiro jogo se deu por conta do formato eliminatório, adotado desde o início da competição.

1938

O primeiro mundial disputado na França viu o Brasil fazer sua melhor participação no torneio até então. A Seleção estreou com vitória sobre a Polônia por 6 a 5 e avançou para as quartas de final. Na fase seguinte, a equipe eliminou a Tchecolosváquia ao vencer por 2 a 1 a partida de desempate. Nas semifinais, derrota por 2 a 1 para a Itália, que seria campeã da edição. A Seleção garantiu o terceiro lugar após vencer a Suécia por 4 a 2.

1950

Na primeira Copa disputada no Brasil, a Seleção goleou o México por 4 a 0 no Maracanã na sua estreia. Ainda na primeira fase, o Brasil empatou com a Suíça por 2 a 2 e venceu a Iugoslávia por 2 a 0, garantindo fase no quadrangular final. Na fase seguinte, goleadas por 7 a 1 sobre a Suécia e 6 a 1 contra a Espanha. Com a vantagem do empate para sagrar-se campeã, a Seleção acabou derrotada pelo Uruguai diante de quase 200 mil torcedores, episódio conhecido como Maracanaço.

1954

Na quinta edição do torneio, o Brasil estreou novamente com goleada sobre o México, dessa vez por 5 a 0. A Seleção passou para a fase seguinte sem dificuldades, mas acabou sendo eliminada nas quartas de final para a Hungria, que seria vice-campeã da edição.

1958

A campanha do título inédito começou com vitória da Seleção por 3 a 0 obre a Áustria. Nas fases eliminatórias, o Brasil eliminou País de Gales, França e derrotou a Suécia, anfitriã, por 5 a 2 na grande final.

1962

O caminho do bicampeonato teve nova vitória da Seleção sobre o México. Porém, dessa vez o placar não foi tão amplo: 2 a 0. Nas fases seguintes, vitórias sobre Inglaterra, Chile (anfitrião) e Tchecolosváquia por 3 a 1 na final.

1966

Disputada na Inglaterra, o Brasil estreou na competição com vitória por 2 a 0 contra a Bulgária. Entretanto, as derrotas por 3 a 1 para a Hungria e Portugal decretaram o fim da participação brasileira ainda na primeira fase.

1970

Após sair atrás no placar contra a Tchecolosváquia, o Brasil marcou quatro vezes e decretou a vitória em sua estreia na campanha do tricampeonato. Nas fases eliminatórias, triunfos sobre Peru, Uruguai e Itália por 4 a 1 na final.

1974

Na estreia do mundial disputado na então Alemanha Ocidental, a Seleção estreou com empate sem gols contra a Iugoslávia. A participação do Brasil se encerraria com derrota para a Polônia por 1 a 0 na disputa pelo terceiro lugar.

1978

A estreia da Seleção Brasileira na edição sediada pela Argentina começou com empate por 1 a 1 contra a Suécia. O Brasil ficou de fora da final após a Argentina vencer o Peru por 6 a 0 e ultrapassá-lo nos critérios de desempate. Na disputa pelo terceiro lugar, vitória sobre a Itália por 2 a 1.

1982

Considerada por especialistas e torcedores a melhor Seleção de todos os tempos, o Brasil estreou com vitória por 2 a 1 contra a União Soviética. O sonho do tetracampeonato seria adiado após o italiano Paolo Rossi marcar três vezes e garantir a vitória por 3 a 2 sobre a Seleção.

 

Conteúdo original publicado por CNN

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Patricia

Recent Posts

Previsão dos astros para o seu signo neste sábado 5 de abril de 2025

Horóscopo de sábado 5 de abril de 2025, previsão dos astros para o seu signo,…

2 horas ago

Futsal: Tatinho faz três e Jaraguá goleia Blumenau na Série Ouro

Agora, a Locomotiva Amarela foca na partida de volta da Copa do Brasil

2 horas ago

iFood reafirma compromisso com os entregadores

A empresa continua comprometida com a transparência, a escuta ativa e o respeito aos seus…

3 horas ago

Futebol: Juventus promove evento com apresentação da nova camisa

O Moleque Travesso anunciou o programa de sócio torcedor para 2025

4 horas ago

Futsal: Brasil domina ranking mundial da FIFA no feminino e masculino

Além da Amarelinha, Espanha e Portugal estão entre os melhores nos dois naipes

4 horas ago

This website uses cookies.