As discussões giram em torno do mapa estratégico e plano tático do posicionamento da marca. O “place branding” funciona muito bem para promover destinos turísticos e o orgulho das pessoas locais. Como consequência, se imprime uma identidade ao lugar.
É uma abordagem que identifica vocações, potencializa identidades e fortalece lugares, a partir do envolvimento das pessoas que vivem e utilizam os lugares.
O Vale dos Encantos, enquanto região turística recém inserida no mapa de Santa Catarina, busca transmitir seus valores e facilitar a lembrança da marca, de seus produtos e serviços. Trata-se, portanto, de um símbolo repleto de peso e significados.
Com cidades – e no caso da região do Vale do Rio Itapocu como um todo – os valores estão nas experiências vivenciadas, na qualidade dos serviços prestados, incluindo atividades para residentes, esses ao se sentirem pertencentes ao seu meio, mantém um elo emocional que é transmitido para os que chegam e por meio das suas expectativas e percepções visualizam esse contexto que deve ser repleto de identidade, traduzindo assim o fortalecimento da marca-lugar.
Nos dias 11 e 12 de setembro foi realizado o primeiro famtour na região Vale dos Encantos. Representantes de 10 agências e operadoras de turismo de Curitiba e uma equipe do Programa “Na Estrada com a Band”, visitaram a região para conhecer os atrativos. Em ação inédita do Colegiado de Turismo da Amvali/Cigamvali, o famtour foi realizado pela Mi3lke Investimentos & Inteligência Turística, consultoria contratada para desenvolver os produtos turísticos, com o objetivo de promover os atrativos e o trade da região por meio de um roteiro integrado.
Durante o famtour, os visitantes de Curitiba passaram por Barra Velha, São João do Itaperiú, Massaranduba, Guaramirim, Schroeder e Corupá, para terem contato com os principais atrativos dos municípios. Os itinerários foram organizados pelos empresários locais e está repleto de experiências únicas de ecoturismo (turismo de natureza), turismo de aventura, gastronomia, com a degustação de pratos típicos, cervejas e cachaças, produzidos localmente, turismo religioso, visitas às empresas da região.
A parceria entre o setor público e o privado na região visa a integração dos roteiros na prática, com o objetivo de ampliar, potencializar o trade turístico no território e mostrar ao mercado turístico o que temos de melhor.
O segundo Famtour está previsto para os dias 22 e 23 de outubro, nas sete cidades do Vale do Rio Itapocu com agências de viagens e operadoras turísticas de várias regiões do Brasil. O roteiro ainda não está definido. No domingo, às 7h, foi exibido no canal TV Cultura, o programa Giro Brasil, uma matéria da região Vale dos Encantos gravada por ocasião do primeiro Famtour.
Isso reforça a importância do “place branding” que está sendo desenvolvido nos municípios por meio do trabalho compartilhado das ações turísticas, para celebrar a cultura, a natureza, a fé e a autenticidade da região.
Por isso, nas reuniões é apresentado o posicionamento, a visão e as estratégias iniciais, alinhando ideias e explorando as possibilidades de crescimento para cada cidade e para o próprio destino turístico Vale dos Encantos.
Os atributos valorizados na região são a preservação das tradições culturais locais (alemãs, italianas, polonesas, húngaras e açorianas), sustentabilidade, espiritualidade e conexão humana, hospitalidade e comunidade.
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