Região

Vale dos Encantos discute o “place branding” nos municípios do Itapocu

Vale dos Encantos já teve encontros em Massaranduba e Schroeder. Os próximos dois encontros serão em Guaramirim e Barra Velha e, por fim, o lançamento em Jaraguá do Sul

01/10/2024

Foi realizado na noite de ontem (30), na Associação Empresarial de Corupá, o Place Branding Vale dos Encantos. Foi o terceiro encontro. O primeiro foi em Massaranduba e o segundo em Schroeder. Depois desse, ainda terão dois encontros, um em Guaramirim (21 de outubro) e outro em Barra Velha (18 de novembro) e, por fim, o lançamento em Jaraguá do Sul, com data ainda a ser definida, mas neste ano.

 

As discussões giram em torno do mapa estratégico e plano tático do posicionamento da marca. O “place branding” funciona muito bem para promover destinos turísticos e o orgulho das pessoas locais. Como consequência, se imprime uma identidade ao lugar.

 

Vale

É uma abordagem que identifica vocações, potencializa identidades e fortalece lugares, a partir do envolvimento das pessoas que vivem e utilizam os lugares.

 

O Vale dos Encantos, enquanto região turística recém inserida no mapa de Santa Catarina, busca transmitir seus valores e facilitar a lembrança da marca, de seus produtos e serviços. Trata-se, portanto, de um símbolo repleto de peso e significados.

 

Com cidades – e no caso da região do Vale do Rio Itapocu como um todo – os valores estão nas experiências vivenciadas, na qualidade dos serviços prestados, incluindo atividades para residentes, esses ao se sentirem pertencentes ao seu meio, mantém um elo emocional que é transmitido para os que chegam e por meio das suas expectativas e percepções visualizam esse contexto que deve ser repleto de identidade, traduzindo assim o fortalecimento da marca-lugar.

 

Famtour com operadoras e agências de turismo conhece a região

 

Nos dias 11 e 12 de setembro foi realizado o primeiro famtour na região Vale dos Encantos. Representantes de 10 agências e operadoras de turismo de Curitiba e uma equipe do Programa “Na Estrada com a Band”, visitaram a região para conhecer os atrativos. Em ação inédita do Colegiado de Turismo da Amvali/Cigamvali, o famtour foi realizado pela Mi3lke Investimentos & Inteligência Turística, consultoria contratada para desenvolver os produtos turísticos, com o objetivo de promover os atrativos e o trade da região por meio de um roteiro integrado.

 

Durante o famtour, os visitantes de Curitiba passaram por Barra Velha, São João do Itaperiú, Massaranduba, Guaramirim, Schroeder e Corupá, para terem contato com os principais atrativos dos municípios. Os itinerários foram organizados pelos empresários locais e está repleto de experiências únicas de ecoturismo (turismo de natureza), turismo de aventura, gastronomia, com a degustação de pratos típicos, cervejas e cachaças, produzidos localmente, turismo religioso, visitas às empresas da região.

 

A parceria entre o setor público e o privado na região visa a integração dos roteiros na prática, com o objetivo de ampliar, potencializar o trade turístico no território e mostrar ao mercado turístico o que temos de melhor.

 

Novos grupos devem percorrer a região

 

O segundo Famtour está previsto para os dias 22 e 23 de outubro, nas sete cidades do Vale do Rio Itapocu com agências de viagens e operadoras turísticas de várias regiões do Brasil. O roteiro ainda não está definido. No domingo, às 7h, foi exibido no canal TV Cultura, o programa Giro Brasil, uma matéria da região Vale dos Encantos gravada por ocasião do primeiro Famtour.

 

Isso reforça a importância do “place branding” que está sendo desenvolvido nos municípios por meio do trabalho compartilhado das ações turísticas, para celebrar a cultura, a natureza, a fé e a autenticidade da região.

 

Por isso, nas reuniões é apresentado o posicionamento, a visão e as estratégias iniciais, alinhando ideias e explorando as possibilidades de crescimento para cada cidade e para o próprio destino turístico Vale dos Encantos.

 

Os atributos valorizados na região são a preservação das tradições culturais locais (alemãs, italianas, polonesas, húngaras e açorianas), sustentabilidade, espiritualidade e conexão humana, hospitalidade e comunidade.

 

Quer saber das notícias  primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x