Saúde

Saúde vai avaliar situação vacinal com visitas em casas definidas pelas UBS

Monitoramento Estratégico de Vacinação (MEV) consiste na verificação das Carteiras de Vacinas de crianças na faixa etária entre 6 meses a menores de 5 anos de idade

02/07/2024

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul, informa que no período de 1º a 31 de julho ocorrerá uma ação chamada Monitoramento Estratégico de Vacinação (MEV), que consiste na verificação das Carteiras de Vacinas de crianças na faixa etária entre 6 meses a menores de 5 anos de idade.

 

 

A iniciativa é um protocolo operacional da Secretaria de Estado da Saúde e busca avaliar a situação deste público-alvo quanto às vacinas do calendário nacional. Esta ação, em específico, está focada nas vacinas contra a poliomielite e o sarampo em uma determinada localidade (bairro) da cidade.

 

 

A ação será desenvolvida por meio de visita casa a casa, em localidades definidas por cada Unidade de Saúde. Desta forma é possível identificar áreas onde há concentração de não-vacinados. Os resultados auxiliam na avaliação do risco de exposição da população às doenças imunopreveníveis em questão, uma vez que permitem mapear áreas com bolsões de pessoas suscetíveis pela não-vacinação.

 

 

vacina

 

 

“Esta estratégia permite a implementação de ações corretivas para elevar as coberturas nessas áreas. O país está buscando novamente a certificação de país livre do sarampo e para isso precisa fazer uma amostra de avaliação”, explica o secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva. Os agentes estarão identificados com crachá.  Ação semelhante foi feita em 2023, com a avaliação das carteirinhas de crianças de 0 a menores de 15 anos.

 

 

Quer saber das notícias de cidades da Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x