Jornalista a 47 anos escrevendo a história de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, com credibilidade.
O Ministério da Saúde apresentou na semana passada o Plano Nacional de Vacinação contra a Dengue, cujos imunizantes serão distribuídos a partir de fevereiro.
A prioridade de aplicação serão crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos e, inicialmente, a disponibilidade será de 1,32 milhão de doses.
O ciclo completo de vacinação será em duas etapas — as aplicações terão três meses de intervalo entre elas. Ao todo, 16 estados e o Distrito Federal receberão os fármacos.
Como a capacidade de produção do laboratório que fabrica a vacina é limitada, o Ministério destinou as vacinas ao Distrito Federal e a 521 municípios, entre eles, 13 da região de saúde do nordeste de Santa Catarina, onde estão as cidades-polos de Jaraguá do Sul e Joinville, acima de 100 mil habitantes.
COMO SERÁ – A vacinação com a Qdenga, fabricada no Japão, está prevista para começar em fevereiro, mas não será em larga escala. Segundo o Ministério da Saúde, as primeiras doses serão destinadas a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que moram em cidades com mais de 100 mil habitantes e do entorno.
Ao longo de 2024, a pasta estima que 3,2 milhões de serão imunizadas com as duas doses da vacina. Para 2025, o governo prevê a contratação de 9 milhões de doses da vacina.
Treze cidades da região de saúde nordeste serão contempladas
O Ministério da Saúde definiu como prioridade a vacinação de pessoas de 10 a 14 anos por estarem entre o público com maior número de internações pela doença.
Foram incluídos os municípios de grande porte — que são aqueles com mais de 100 mil habitantes — e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2.
Além disso, as cidades próximas a esses locais também foram incluídas no que o governo chama de “regiões de saúde”. No caso de Santa Catarina são Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder.
Com isso, vão receber a vacina 521 cidades contempladas que incluem 16 estados e o Distrito Federal. O número representa pouco mais de 10% do total de municípios no país – 5.570.
Segundo o Ministério da Saúde, a imunização começa em fevereiro, mas não de maneira uniforme. Isso porque depende da disponibilização de doses.
Os critérios são possuir pelo menos um município acima de 100 mil habitantes – no caso da região de saúde tem Jaraguá e Joinville -, possuir alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024 e, maior predominância do sorotipo 2 do vírus da dengue (DENV-2).
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Dormir na hora errada engorda? Médico explica como a falta de rotina pode impactar até no peso
Um dos maiores nomes da medicina e performance esportiva, com mais de um milhão de seguidores nas redes, Dr. Rodrigo Schröder explica o que é o ciclo circadiano e a importância de manter o relógio biológico alinhado