Vacina contra a dengue deve chegar em meados do ano na região
A vacina teve seu registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023
08/02/2024
A vacina Qdenga, do laboratório japonês Takeda, teve seu registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. O processo permite a comercialização do produto no Brasil, desde que mantidas as condições aprovadas. Em dezembro, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação do insumo no Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesta semana, as doses começam a ser distribuídas a 521 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde para iniciar a vacinação na rede pública. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença. Serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue, atrás apenas dos idosos.
A previsão é que as doses comecem a ser distribuídas aos 521 municípios – sendo 13 na região de saúde do Nordeste de SC – nesta semana. Segundo o ministério, as cidades têm liberdade para dar início à vacinação assim que as doses começarem a chegar.
A organização das campanhas, incluindo datas, horários e pontos de vacinação, portanto, ficará a cargo dos governos estaduais e municipais. Será preciso conferir o cronograma com as prefeituras e as secretarias estaduais e municipais de saúde.
O gerente regional de Saúde, Sérgio Pacheco, informou que as vacinas na região de Jaraguá do Sul devem chegar em julho ou agosto porque é considerada de baixo risco. A região de Joinville deve ser contemplada primeiro, devido à alta incidência de casos de dengue.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Dormir na hora errada engorda? Médico explica como a falta de rotina pode impactar até no peso
Um dos maiores nomes da medicina e performance esportiva, com mais de um milhão de seguidores nas redes, Dr. Rodrigo Schröder explica o que é o ciclo circadiano e a importância de manter o relógio biológico alinhado