Mundo

Trump impõe tarifas sobre Canadá, México e China e arrisca guerra comercial

Especialistas alertam que a decisão de Trump pode provocar retaliações por parte dos países afetados, além de riscos para a economia global

01/02/2025

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou neste sábado (1º) um decreto que impõe tarifas sobre importações do Canadá, México e China. A partir de hoje (01), produtos canadenses e mexicanos pagarão 25% a mais para entrar nos EUA, enquanto os chineses terão uma taxa de 10% a partir de terça-feira (4).

 

A medida, segundo a Casa Branca, faz parte de uma resposta emergencial contra a entrada de imigrantes ilegais e o tráfico do opiáceo fentanil.

 

 

 

 

Energia também será taxada

 

O setor de energia será afetado de forma diferente: o Canadá terá uma tarifa reduzida de 10%, enquanto produtos energéticos vindos do México pagarão os mesmos 25% das demais importações.

 

Além disso, os EUA vão eliminar a isenção tarifária para pequenas remessas do Canadá, conhecidas como “de minimis”, que isentavam produtos abaixo de US$ 800 de impostos.

 

 

Decisão de Trump gera riscos

 

 

Trump já havia prometido impor essas tarifas desde sua vitória na eleição presidencial do ano passado. Especialistas alertam que a decisão pode provocar retaliações por parte dos países afetados, além de riscos para a economia global.

 

 

Com menos de duas semanas de seu segundo mandato, Trump acelera mudanças na política comercial dos EUA, endurecendo relações com países vizinhos e a China. Na sexta-feira (31), ele reconheceu que as tarifas podem gerar dificuldades para as famílias americanas, mas garantiu que seguirá com a medida.

 

 

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa

Notícias relacionadas

x