Sem categoria

Três municípios da região terão a operação da água de forma consorciada

A contratação compreende a operação e manutenção dos sistemas de captação de água bruta e tratamento de água para fins de abastecimento público

15/09/2023

O Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali), lançou o edital de concorrência eletrônica – Processo Licitatório 037/2023, para contratação de empresa para prestação de serviços técnicos especializados em engenharia para operação, manutenção do sistema de abastecimento de água potável e serviços complementares dos municípios de Corupá, Guaramirim e Massaranduba. 

A contratação compreende a operação e manutenção dos sistemas de captação de água bruta e tratamento de água para fins de abastecimento público; operação e manutenção da rede de distribuição de água tratada; manutenção eletromecânica das instalações e equipamentos do sistema; obras e serviços complementares de água tratada e fornecimento de software comercial e gestão comercial, incluindo serviço de leitura e geração de fatura simultânea.

O valor de referência para a execução dos serviços é de R$ 13.420.934,84. O valor será pago de acordo com as particularidades e tamanho de cada sistema municipal, cabendo a maior parte a Guaramirim. O acolhimento dos documentos de habilitação e das propostas eletrônicas vai até as 13h29min do dia 23 de outubro.

O  Consórcio  Cigamvali contratou serviços de consultoria para estruturação de concessão comum dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de forma consorciada. 

 

Gestão compartilhada gerará uma significativa redução de custos

 

Segundo os documentos constantes no edital, tomou-se como  alternativa  temporária,  a  contratação  conjunta exclusivamente dos  serviços  de operação, manutenção e gestão comercial do sistemas de abastecimento de água, haja vista a previsão de efetivação da futura concessão, que neste caso, atribuirá condições a uma futura concessionária para além dos serviços de operação e manutenção, a realização dos investimentos para a ampliação e modernização dos serviços de abastecimento de água bem como a implantação, operação e manutenção dos serviços de esgotamento sanitário. 

O modelo de solução proposto, permite uma racionalização dos custos, haja vista a  possibilidade  de  compartilhamento  de  mão  de  obra  e  equipamentos,  o  que oferecerá vantagem econômica aos municípios e respectivamente, flexibilidade operacional da 

empresa contratada, observado a caráter de maior escala dos serviços prestados. A solução para prestação dos serviços de manutenção e operação dos municípios de Corupá, 

Massaranduba e Guaramirim se dará por meio de uma gestão administrativa e técnica compartilhada  gerando  assim  economia  do erário,  além  de  serviços  fixos  e  variáveis  a serem pagos de acordo com a característica local.  

Cada município terá um local de atendimento ao cliente e equipes fixas pré-definidas. A  gestão  compartilhada  terá  uma  sede  independente  uma  vez  que  todos  os  custos  de  manutenção  serão  rateados  entre  os  municípios  de  acordo  com  número  de  ligações ativas definidas no edital. 

 

Sistemas somam 22 mil economias e mais de 400 km de redes 

 

Conforme informações existentes, o município de Guaramirim conta com aproximadamente implantadas um total de 14.175 economias residenciais, comerciais, industriais e públicas. O município conta com uma rede de abastecimento com extensão aproximada de 190 quilômetros de extensão e um volume de reservação que totaliza 4.070,00m³.

O município de Massaranduba conta com aproximadamente 2.576 ligações ativas e um total de 3.242 economias residenciais, comerciais, industriais e públicas e uma rede de abastecimento com extensão aproximada de 105 quilômetros de extensão e um volume de reservação que totaliza 850,00m³.

Corupá conta com aproximadamente 4.189 ligações ativas e um total de 4.513 economias residenciais, comerciais, industriais e públicas. A rede de abastecimento é de aproximadamente 118 quilômetros e um volume de reservação que totaliza 1.250,00m³. 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x