Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Três motivos para comer rúcula
Apesar de ser levemente amarga, a rúcula vale o esforço por todos os benefícios que possui; confira quais são
21/09/2023
Apesar de ser originalmente da região mediterrânea, a rúcula é uma verdura bastante consumida em diversos países. Rica em nutrientes, ela traz vários benefícios para a saúde e é uma ótima adição para uma dieta equilibrada.
A rúcula pode ser refogada, servir como ingrediente para molhos e até mesmo usada em chás. No entanto, a melhor forma de consumo, do ponto de vista nutricional, é a sua versão in natura. Ou seja, crua, na salada.
É comum que muitos rejeitem esse tipo de ingestão. “Por ter um sabor ligeiramente amargo, algumas pessoas podem ter enjoos ou dificuldades digestivas após a sua ingestão em maior quantidade”, diz o médico nutrólogo Dr. Nataniel Viunisk.
Mesmo com tantos benefícios, a rúcula deve ser evitada por alguns grupos. De acordo com o nutrólogo, isso serve especialmente para quem tem insuficiência renal em fase avançada.
Agora se esse não é o seu caso, a rúcula é sim muito vantajosa para a saúde. Quer saber como? Veja a seguir 3 motivos para acrescentá-la na sua dieta!Alto teor de nutrientes
A rúcula contém uma quantidade significativa de vitaminas A, C, K, folato e compostos bioativos, como a luteína e zeaxantina, além de minerais como cálcio, potássio e magnésio.
“A vitamina A, a luteína e a zeaxantina são importantes para a saúde ocular e para o sistema imunológico. Já a vitamina C é um antioxidante poderoso, que ajuda a proteger o corpo contra os danos causados pelos radicais livres. E a vitamina K e o cálcio são essenciais para a coagulação do sangue”, afirma Nataniel. Por conta disso tudo, a rúcula é muito recomendada para quem pratica exercícios.
Rica em antioxidantes
Os antioxidantes são importantes contra o envelhecimento da pele, por isso, eles detêm o poder de neutralização dos radicais livres.
“A rúcula é rica em compostos antioxidantes, como carotenoides e flavonoides, que ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo. Esses antioxidantes ajudam a prevenir o estresse oxidativo, que está associado a diversas doenças crônicas e ao envelhecimento precoce. Além disso, a presença deles pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo, o que é benéfico para quem busca acelerar a recuperação após o exercício intenso”, explica o especialista.
Melhora o desempenho físico
Por fim, a rúcula ainda ajuda a melhorar o desempenho físico, adiando a fadiga, outro motivo pelo qual é boa para atletas. “A rúcula contém nitratos naturais, que atuam no relaxamento dos vasos ao se converterem em óxido nítrico no organismo, facilitando o recebimento de oxigênio pelos músculos”, diz o nutrólogo.
Fonte: TERRA
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital