O Senado Federal aprovou em votação remota o adiamento para os dias 15 e 29 de novembro, do primeiro e do segundo turnos, respectivamente, das eleições municipais deste ano, inicialmente previstas para outubro, em decorrência da pandemia de Covid-19, mas agora precisa da análise e votação da Câmara dos Deputados, onde está a maior resistência.
Com a previsão das eleições ainda para este ano, fica garantido o período dos atuais mandatos. A data da posse dos eleitos também permanece inalterada. Prefeito, vice-prefeito e vereadores têm mandato de quatro anos e tomam posse em 1º de janeiro.
Leia mais:
Em carta de cinco páginas, vice-governadora rompe com o governo Moisés
Sancionada lei que permite doação de refeições não vendidas
Taxa de letalidade em Jaraguá é menor que índice do Estado
As eleições foram adiadas por 42 dias e com isso também os prazos do calendário eleitoral que estão por vencer. Em se confirmando o texto na Câmara dos Deputados e virando lei, fica mantido o período de rádio e TV, o período de Internet e da convenção até o dia da eleição.
Segundo o texto aprovado pelo Senado, as emissoras podem transmitir programas apresentados ou comentados por pré-candidatos até 11 de agosto. A partir dessa data, esse tipo de transmissão fica proibido.
A PEC define também o período entre 31 de agosto e 16 de setembro para a realização das convenções para escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações.
Até 26 de setembro, partidos e coligações devem solicitar à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos.
Após 26 de setembro, inicia-se a propaganda eleitoral, inclusive na internet. A Justiça Eleitoral convocará os partidos e a representação das emissoras de rádio e de televisão para elaborarem plano de mídia. A diplomação dos candidatos eleitos ocorrerá em todo o país até o dia 18 de dezembro.
HORÓSCOPO DE QUINTA-FEIRA 3 DE ABRIL DE 2025
A partida de volta acontece na próxima terça-feira (8), na Serra Gaúcha
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, aceitou a posição do procurador-geral da República e…
“É um privilégio estar na Seleção e uma oportunidade muito especial ir para lá fazer…
As próximas partidas serão neste mês de abril, em Balneário Piçarras
Deputada esteve reunida com o ministro Alckmin, para tratar da inclusão da sardinha em lata…
This website uses cookies.