Inaugurado em 2 de maio de 1920, o Estádio Severiano Gomes Filho, mais conhecido como Estádio da Pajuçara, agoniza desde 2014. Localizado em Maceió (AL), o antigo lar do CRB foi vendido há oito anos para o pagamento de dívidas do clube. Uma rede de supermercados comprou o estádio, mas até hoje não deu destino para o local. A reportagem do LANCE! esteve nas ruínas do estádio e presenciou os efeitos da ação do tempo. Veja as fotos:
Após 93 anos, o CRB se despediu do seu estádio em março de 2014, vendendo o local pelo valor de R$ 20 milhões. As dívidas do clube estavam na casa de R$ 11 milhões. O restante da verba foi usada para a construção do CT Ninho do Galo, inaugurado em 2015.
A história do começo do estádio é curiosa. O CRB foi fundado em 1912 e, durante os anos iniciais, seus fundadores praticavam o futebol pelas ruas do bairro da Pajuçara. Em 1916, o clube iniciou as obras do estádio, para não incomodar mais os vizinhos, que de tempos em tempos tinham suas vidraças quebradas. A inauguração aconteceu quatro anos depois.
O estádio fica em uma área nobre da cidade de Maceió, bem perto da Praia da Pajuçara.
Vândalos invadiram o local após a venda do estádio. Há até criação de galo no terreno.
Em matéria do site ge.com, publicada em setembro deste ano, diversos personagens relataram a situação de abandono do local: “Está praticamente entregue aos vândalos e à proliferação de insetos, com risco de doenças. A gente já comunicou à Secretaria Municipal de Saúde pra visitar e intervir aqui e até agora está aguardando as providências porque na realidade as coisas vêm aumentando bastante esse foco de mosquito nessa região.”, disse Eduardo Neto, ex-técnico do CRB.
O casal Marlúcia e Amorim, que mora no bairro da Pajuçara há 55 anos, também falou sobre o cenário atual: “Ao contrário de antigamente, hoje o que se vê é um abandono total, com ações de vândalos entrando no terreno, riscando os muros e por aí vai. Até o começo deste ano, nós víamos a presença de seguranças particulares aí. Mas hoje já não tem mais nada. Fica um vazio muito grande.”, destacou Amorim.
A rede de supermercados que comprou o estádio ainda não deu destino para o local e ainda não anunciou publicamente seus planos.
Com capacidade para cerca de 10 mil torcedores e terreno de 26 mil metros quadrados, o Estádio da Pajuçara foi de grande uso entre 1920 e 1970, quando o Estádio Rei Pelé, do Governo do Estado de Alagoas, foi inaugurado – e passou a ser utilizado por CRB e CSA.
O estádio voltou a ter protagonismo em 1992 e 1993, quando o Rei Pelé entrou em reforma.
Outro período de protagonismo aconteceu em 2009, com novo fechamento do Estádio Rei Pelé.
Depois, mesmo sem jogos, o estádio seguiu abrigando treinos do CRB.
Além de diversos duelos marcantes entre CRB e CSA, o estádio chegou a receber uma partida do Santos de Pelé.
A presença de Pelé em campo aconteceu no dia 25 de julho de 1965. O Santos venceu o CRB por 6 a 0.
Via LANCE!
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Saiba quais são os jogos de hoje e onde assistir tudo!
Grêmio vence o Atlético Grau e Vasco da Gama bate o Puerto Cabello
Alvinegro sofre para furar retranca do Carabobo, mas abre a porteira com Patrick de Paula…
Com diversos erros de arbitragem, a ACBF vai enfrentar o Atlântico na segunda fase
Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina…
This website uses cookies.