Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.
Tiro Esportivo: Medalhista olímpico elogia estande de tiro da Schützenfest
Felipe Wu, considerado um dos maiores atiradores do mundo, veio a Jaraguá do Sul com a família, especialmente, para prestigiar a festa e conhecer o novo estande
12/11/2023
A maior festa de atiradores do Brasil está superando as expectativas dos organizadores. O público, mais uma vez, está demonstrando todo o seu amor pela Schützenfest e o tiro esportivo. Além da presença marcante dos jaraguaenses, a 33ª edição da Schützenfest está recebendo visitantes de todo o Estado de Santa Catarina e de outras partes do país, também.
Neste sábado (11), as atenções se voltaram para um visitante ilustre: Felipe Wu, único atleta brasileiro que conquistou medalha no tiro esportivo, na categoria pistola de ar 10 metros, nos Jogos Pan-Americanos deste ano, disputados em Santiago, no Chile.
Felipe veio acompanhado pela esposa, a jaraguaense Rosane Sibele Budag e pelo filho de Rosane, Edward Bryan Ewald. Os três têm uma trajetória de sucesso no esporte e, em época de Schützenfest, eles não perdem a oportunidade de vir para Jaraguá do Sul.
Ao conhecer o novo Estande de Tiro Olímpico Roland Leopoldo Germano Janssen, ficaram impressionados. “Estão de parabéns, é uma estrutura de alto nível. Já competi aqui outras vezes e Jaraguá do Sul merecia um espaço deste”, comentou Felipe Wu.
Rosane não escondeu a alegria de estar de volta à cidade para prestigiar a Schützenfest e constatar a evolução e o incentivo dado ao tiro esportivo em Jaraguá do Sul. “A festa está linda e o estande de tiro está fantástico, vai brilhar”, elogiou.
A família, claro, fez questão de conferir de perto a estrutura do estande de tiro. Os três ficaram um bom tempo “testando” a mira por lá. “A iluminação é muito boa, a altura da bancada está legal, vocês estão de parabéns é uma baita estrutura”, finalizou o atleta.
Histórico de Felipe Wu no tiro esportivo
É bicampeão mundial;
Campeão Pan-Americano;
Participou de duas Olimpíadas: Rio 2016 e Tóquio 2022;
Bronze no Pan-Americano 2023.
Neto de chineses e filho de atiradores, Wu começou sua trajetória no esporte aos 11 anos, por lazer. Começou a se destacar nos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de 2010, realizados em Singapura, quando conquistou a medalha de prata.
No mesmo ano, conquistou a medalha de ouro ao compor a equipe brasileira nos Jogos Sul-Americanos de Medelín. Integrou a delegação nacional que disputou os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México.
Também conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2014, em Santiago. No Pan de Toronto, em 2015, conquistou a medalha de ouro na categoria pistola de ar 10 metros. Também venceu duas etapas da Copa do Mundo de Tiro Esportivo em 2016.
Nos Jogos Olímpicos de 2016, conquistou a medalha de prata na prova de tiro esportivo na categoria pistola de ar de 10 metros. O desempenho de Wu foi o melhor de um atleta brasileiro nos Jogos Olímpicos para essa modalidade desde os Jogos de Antuérpia, em 1920. Com a medalha de prata, atualmente é considerado um dos maiores atiradores do mundo.
Histórico de Rosane Sibele Budag
Recordista Sul-Americana de carabina 50m;
Vice-campeã Ibero Americana na carabina deitada;
Nove vezes campeã brasileira na carabina 3 posições e carabina de ar;
Única atleta da carabina a participar de uma Olimpíada – Rio 2016.
Saiba mais: Confira a agenda esportiva mundial para esse domingo, 12 de novembro
Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp