Imposto de renda 2022.
Pergunta: Sou prestador de serviços como MEI (microempreendedor individual) e também trabalho no transporte de passageiros. Gostaria de saber se posso lançar na declaração os gastos referentes a combustível, manutenção do veículo, seguro e imposto, como IPVA (imposto sobre a propriedade de veículos automotores), e licenciamento. Afinal, esses custos representam, aproximadamente, 40% do meu faturamento. Normalmente, guardo os comprovantes dos pagamentos mês a mês, identificados com o CNPJ ou com o CPF. Se for possível, como devo declarar essas despesas? (Alipio Ferreira)
Resposta: Senhor Alipio, uma microempresa formalizada como MEI é dispensada de fazer contabilidade, porém, é imprescindível que o senhor faça todos os levantamentos de faturamento, impostos pagos e de outras gastos realizados. A parte de custos e despesas pode ser abatida do resultado, mas ela precisa estar ligada às atividades da empresa, com os comprovantes de pagamento [notas e recibos] emitidos em nome da sua pessoa jurídica (o CNPJ do MEI).
A declaração do Imposto de Renda 2023 pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu Imposto de Renda, ou pelo Programa do IRPF 2023.
Conteúdo publicado por noticiasR7
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp
Saiba quais são os jogos de hoje e onde assistir tudo!
Athletico derrota Paysandu no Pará e Goiás ganha do Amazonas
Zion Berchtold está em Ponta Grossa-PR para a estreia da competição nacional
Crematório Catarinense informa
Horóscopo de sábado 5 de abril de 2025, previsão dos astros para o seu signo,…
Agora, a Locomotiva Amarela foca na partida de volta da Copa do Brasil
This website uses cookies.