Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.
Tênis: João Fonseca bate nº1 da Argentina e é campeão em Buenos Aires
Melo e Matos perdem final no super tie-break e ficam com o vice nas duplas do ATP
16/02/2025

João Fonseca (E). | Foto: ATP de Buenos Aires/Divulgação
Fonte: GE
O jovem tenista que se encontrava na 700ª posição do ranking há um ano e que dizia querer “desfrutar ao máximo”, chegou à quadra Guillermo Villas, na tarde deste domingo (16), mostrando amadurecimento, técnica e, acima de tudo, o mental de um campeão. João Fonseca viu seus ídolos se tornarem fãs e fez jus a todos que pararam para assistir sua campanha no torneio de tênis em Buenos Aires.
Sendo assim, o brasileiro garantiu a vitória sobre o jogador número 1 da Argentina, Francisco Cerundolo, 28º do ranking mundial, em dois sets diretos, com parciais de 6/4 e 7/6 (1), e conquistou seu primeiro título ATP da carreira, assinando seu nome na história como o mais jovem do país a alcançar o feito, com apenas 18 anos. O primeiro campeão do torneio argentino foi Gustavo Kuerten, em 2001.
João, que cresceu admirando o tenista catarinense, pôde levantar o troféu novamente pelo Brasil. Com o resultado, o carioca virou o 68º do ranking, com um salto de 580 posições desde 12 de fevereiro de 2024. Durante a competição de Buenos Aires, Cerundolo havia sofrido três quebras de serviço. No confronto contra João Fonseca, levou duas do brasileiro, ainda no primeiro set. Na segunda parcial, mais duas.

Foto: ATP de Buenos Aires/Divulgação
No caminho para a vitória inédita, João Fonseca bateu três argentinos em sequência: Tomás Martín Etcheverry, Federico Coria e Mariano Navone. Pelas semifinais, bateu o sérvio Laslo Djere e se tornou o brasileiro número 1 do ranking nacional. Na grande decisão, enfrentou o melhor da Argentina, acompanhado de uma torcida acalorada, garantiu o triunfo e conquistou seu primeiro título em torneios ATP na carreira.
Nas duplas
Marcelo Melo e Rafael Matos foram vice-campeões do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina. Neste domingo (16), os brasileiros lutaram, mas foram vencidos no super tie-break na final do torneio de duplas no saibro do país vizinho. Diante do argentino Guido Andreozzi e do francês Theo Arribage, Melo e Matos foram superados por 7/5, 4/6 e 10/7.
Agora, Marcelo Melo e Rafael Matos voltam suas atenções para o Rio Open, que começou neste fim de semana. Os brasileiros encaram na primeira rodada a dupla cabeça de chave número 4, formada pelos americanos Austin Krajicek e Rajeev Ram. Matos defende o título do ATP 500 do Rio de Janeiro, conquistado ao lado do colombiano Nicolás Barrientos.
Foi a 76ª final de Melo em torneios da ATP, ele tem 38 títulos no tênis. Matos, por sua vez, tem nove conquistas em 16 finais, além da taça de duplas mistas do Australian Open de 2023, ao lado de Luisa Stefani. Juntos os brasileiros têm um troféu em três finais, foram campeões na grama do ATP 250 de Stuttgart. Aliás, os dois vêm jogando juntos desde maio de 2024.
Saiba mais além do tênis: Futsal: Jaraguá anuncia jogo de despedida do ídolo Tiago

Foto: Paulinho Sauer
Quer saber das notícias esportivas de Jaraguá do Sul e região? Clique aqui e participe do nosso grupo de WhatsApp