Corupá

Temporais causam danos significativos às lavouras de banana

Temporais causam danos significativos às lavouras de banana no Norte de SC. Corupá foi um dos municípios mais atingidos

18/02/2025

Temporais causam danos significativos às lavouras de banana no Norte de SC – Equipes da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) e da Epagri estão em campo para identificar os danos causados pelo forte temporal que atingiu cidades do Norte de Santa Catarina na quinta-feira (13). As áreas afetadas incluem Corupá, Schroeder, Guaramirim, Luiz Alves, São Bento do Sul, Massaranduba e Rodeio.

Temporais causam danos

reprodução

 

Destruição em plantações de banana e lavouras

Os ventos intensos destruíram plantações de banana, especialmente em Corupá, conhecida como a “capital catarinense da fruta”. As lavouras e estruturas produtivas nas regiões vizinhas também sofreram danos significativos.

Programas de apoio aos agricultores afetados

Os agricultores atingidos podem acessar o Programa Reconstrói SC, que oferece suporte financeiro para recuperar estruturas, máquinas e equipamentos danificados. O programa atende propriedades enquadradas no Pronaf, com limite de até R$ 12 mil por família e prazo de pagamento de até 5 anos, com 50% de desconto para quem pagar as parcelas em dia, sem juros.

O Pronampe Agro SC Emergencial também está disponível para apoiar a recuperação dos sistemas produtivos, incluindo benfeitorias e máquinas danificadas. O programa oferece juros de 3% ao ano, com prazo de até oito anos. Produtores enquadrados no Pronaf e Pronampe podem obter até R$ 100 mil por família.

Levantamento detalhado dos prejuízos

A equipe técnica segue em campo realizando um levantamento detalhado dos prejuízos. O relatório será essencial para definir a extensão das ações de apoio. Agricultores que precisarem de assistência podem procurar os escritórios locais da Epagri, que realizará o encaminhamento das solicitações.

Corupá: Cerca de 80 famílias afetadas

Corupá foi um dos municípios mais atingidos pelos temporais de quinta-feira (13). De acordo com a Asbanco, produtores de banana enfrentaram uma tempestade com chuva volumosa, granizo e ventos de até 70 km/h. A área atingida inclui aproximadamente 80 famílias de agricultores, que perderam suas plantações e não devem voltar a produzir por até 12 meses. Entre as famílias afetadas estão Zwiefka, Cielusinski, Kiatkowski, Voigtlander, Gaedke e Rabock.

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x