Categories: Jaraguá do Sul

Teleconsulta para acompanhar puérperas

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul disponibilizou na rede um novo serviço de teleconsulta voltado, especificamente, a puérperas e recém-nascidos. A intenção é proporcionar acompanhamento especializado logo nos primeiros dias após o nascimento. A iniciativa, conduzida por enfermeiras, com suporte de pediatras, busca oferecer orientações essenciais e facilitar a transição do hospital para o lar.

 

O agendamento da teleconsulta é feito antes mesmo da alta hospitalar, garantindo que a mãe possa receber orientações sem precisar sair de casa. Durante a consulta por videochamada, a puérpera tem a oportunidade de tirar dúvidas sobre amamentação, cuidados pós-parto, cuidados com o recém-nascido, além de receber informações sobre o teste do pezinho e o calendário de vacinas, entre outras dúvidas comuns nos primeiros dias de vida do bebê.

 

Teleconsulta é voltado a puérperas e recém-nascidos. A intenção é proporcionar acompanhamento especializado logo nos primeiros dias após o nascimento

 

Segundo a enfermeira responsável pelas consultas, Adriane Pechibilski, as principais dúvidas observadas nesse período estão relacionadas à amamentação, como a pega correta do bebê e se a produção de leite é suficiente para suprir suas necessidades.

 

“Muitas mães temem que o leite seja “fraco” e cogitam iniciar o uso de fórmula, mesmo que o bebê não apresente sinais de insuficiência alimentar. Além disso, há incertezas sobre a icterícia (conhecida como “amarelão”), onde as puérperas não reconhecem os sinais. Questões sobre o cuidado umbilical também são frequentes, como o momento correto de parar a limpeza com álcool ou como identificar sinais de inflamação ou infecção”.
Em relação à saúde da puérpera, há dúvidas sobre a alimentação adequada, se chás ajudam na produção de leite e como lidar com os sintomas pós-parto, como cólicas uterinas, sangramentos e desconfortos nos pontos da sutura, entre outras.

 

 

DESLOCAMENTOS – “Essa modalidade de atendimento reduz a necessidade de deslocamento imediato até uma unidade de saúde, oferecendo tranquilidade e segurança logo após o parto”, destaca o secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva. Após a teleconsulta, mãe e bebê são agendados para uma consulta presencial na Unidade Básica de Saúde, que deve ocorrer nos primeiros 15 dias pós-parto. Esse fluxo garante que tanto a mãe quanto o recém-nascido sejam acompanhados de forma contínua e próxima, integrando a saúde digital com o cuidado presencial.

 

 

Quer saber as notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

JDV

Recent Posts

Fisiculturismo: Atleta de Jaraguá do Sul participa de evento internacional

O Arnold Sports Festival South America acontece em São Paulo até domingo (6)

13 minutos ago

Poliesportivo: Guaramirim tem fim de semana com vôlei, futsal e futebol suíço

Veja a programação completa da Secretaria de Esporte e Cultura do município

1 hora ago

Secretário Jerry Comper sofre acidente na BR-470 em Santa Catarina

Secretário de Infraestrutura Jerry Comper sofre acidente na BR-470 em SC. Caminhonete foi atingida por…

2 horas ago

Comitê Gestor define data da Schützenfest; Paulo Chiodini será presidente

Comitê Gestor define data da Schützenfest; Paulo Chiodini será presidente. A data da 35ª Schützenfest…

12 horas ago

AMA realiza pedágio no sábado dentro da campanha Abril Azul

AMA realiza pedágio no sábado dentro da campanha Abril Azul. Happy Hour tradicional da entidade…

12 horas ago

Scar Jazz Big Band se apresenta em Guaramirim na segunda-feira

Scar Jazz Big Band se apresenta em Guaramirim na segunda-feira. Essa iniciativa faz parte do…

12 horas ago

This website uses cookies.