Adultos agora também têm acesso ao diagnóstico tardio de TEA
TEA: Adultos agora também têm acesso ao diagnóstico tardio
18/07/2024
Projeto de Lei 54/2024, de autoria do deputado Vicente Caropreso, que visa implementar medidas para garantir que pessoas adultas e idosas tenham acesso ao diagnóstico tardio do Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como o tratamento, foi sancionado pelo governador em exercício deputado Mauro de Nadal. A Lei 18.972 foi publicada no diário oficial na última semana.
O foco principal da lei é facilitar o acesso a tratamentos, medicamentos e direitos para esse público, ampliando a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA.
Segundo Dr. Vicente, embora tenha havido avanços significativos no diagnóstico de autismo em crianças e adolescentes, ainda existe uma lacuna no atendimento a adultos e idosos.
O deputado destaca que muitos adultos e idosos foram privados de um diagnóstico correto na infância devido à falta de conhecimento sobre o autismo naquela época ou a dificuldade de se encontrar um médico especialista. Sem um diagnóstico adequado, essas pessoas não receberam o suporte necessário, enfrentando desafios adicionais em suas vidas.
“A nova lei busca corrigir essa injustiça histórica, garantindo que todos tenham acesso ao diagnóstico e ao tratamento adequado, independentemente da idade. Vamos acompanhar e cobrar que sejam criados os protocolos e fluxos de atendimento para este público pelo governo estadual”.
Quer saber das notícias de cidades da Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline