Saúde

SUS substituirá papanicolau por exame mais avançado ainda este ano

O Sistema Único de Saúde (SUS) iniciará, ainda este ano, a substituição gradual do exame citopatológico papanicolau pelo teste molecular de DNA-HPV para detecção do vírus causador do câncer do colo do útero. Com a mudança, o intervalo entre as coletas será ampliado para cinco anos, caso o exame não detecte a presença do vírus. A faixa etária para realização do rastreamento preventivo permanece entre 25 e 49 anos.

 

A medida faz parte das novas diretrizes para o diagnóstico do câncer do colo do útero, apresentadas nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). A proposta já foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), restando apenas avaliação final da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde para a implementação oficial.

 

 

 

Imagem ilustrativa

 

 

 

O HPV (papilomavírus humano) é responsável por mais de 99% dos casos de câncer de colo do útero, o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres no Brasil, com cerca de 17 mil novos casos anuais. Especialistas apontam que a combinação de vacinas e rastreamento organizado pode levar à erradicação da doença em até 20 anos.

 

 

 

Vantagens do exame molecular

 

 

Desde 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o teste molecular de DNA-HPV como exame primário para detecção do vírus, devido à sua maior sensibilidade e eficácia na redução de casos e óbitos. O exame também permite identificar o subtipo do vírus presente, o que possibilita um acompanhamento mais preciso.

 

 

Segundo o pesquisador do Inca, Itamar Bento, a confiabilidade do exame permite um espaçamento seguro entre as coletas: “O teste DNA-HPV tem um valor preditivo negativo muito forte, ou seja, se a pessoa tiver resultado negativo, podemos confiar nesse resultado. E, conhecendo a evolução das lesões, é seguro aguardar cinco anos para um novo teste”.

 

 

 

Rastreamento organizado e acesso

 

A nova diretriz também prevê a implementação do rastreamento organizado, no qual o sistema de saúde busca ativamente as pacientes, garantindo acesso ao diagnóstico e tratamento. Dados do Sistema de Informação do Câncer indicam que, entre 2021 e 2023, apenas três estados alcançaram 50% de cobertura do papanicolau, enquanto outros estados não atingiram esse patamar ou não possuem dados completos.

 

Itamar Bento explica que o protocolo estruturado agilizará o atendimento: “Se o teste detectar um subtipo oncogênico, como o HPV-16 ou HPV-18, a paciente será encaminhada diretamente para colposcopia e, se necessário, para tratamento imediato”.

 

 

 

Inovações no acesso ao exame

 

As diretrizes também incluem duas inovações importantes:

 

  1. Autocoleta – Disponibilização do teste para populações de difícil acesso ou que resistem ao exame realizado por profissionais de saúde.
  2. Inclusão de pessoas transgêner o, não binárias e intersexuais – O novo protocolo inclui diretrizes para atendimento desses grupos, garantindo acesso igualitário ao rastreamento.

 

 

Com a implementação dessas medidas, o SUS dará um grande passo na prevenção e combate ao câncer de colo do útero, promovendo um rastreamento mais eficiente e acessível.

 

 

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Cristiane Marcelino

Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa

Recent Posts

Dr. Vicente critica decreto italiano que restringe cidadania

Dr. Vicente, que preside a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

2 horas ago

Como cultivar a lavanda e atrair boas energias no seu lar

A lavanda é uma planta que encanta por sua beleza, aroma suave e propriedades relaxantes.…

3 horas ago

Como fortalecer a espada-de-são-jorge e proteger sua casa

A espada-de-são-jorge é muito mais do que uma planta decorativa: ela carrega consigo um simbolismo…

4 horas ago

Via de Ligação da Barra do Rio Cerro ao Jaraguá 99 em Fase Final

Via de Ligação da Barra do Rio Cerro ao Jaraguá 99 Está em Fase Final.…

5 horas ago

Deputado Antídio Lunelli Oficializa Mais Recursos para Corupá

Deputado Antídio Lunelli Oficializa Mais Recursos para Corupá. Vistoria e Compromisso com a Região

5 horas ago

Apae Jaraguá do Sul Promove Caminhada pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Apae Jaraguá do Sul Promove Caminhada pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Reflexão e…

5 horas ago

This website uses cookies.