Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Sociedade Guarany, de Corupá, completa nesta quinta 120 anos de fundação
Atualmente, a sociedade promove eventos de tiro ao alvo e do bolão (schützenverein e kegel).
13/04/2023
A data de 13 de abril é histórica para a Sociedade Canto Esporte Guarany, de Corupá, que está comemorando 120 anos de celebração da cultura teuto brasileira. A sua sede fica na Estrada Isabel Alto. Era a antiga Sociedade Canto Deustcher Sangerbund Dona Isabel, fundada em 13 de abril de 1903, com a finalidade de difusão do canto na língua estrangeira alemã, sendo alguns dos fundadores, Hermann Schemel, Moritz Haselhorst, Heirinch Vosgerau, Wenzel Seidel e Friedrich Maerz.
Com o advento do Estado Novo (1937), que instituiu a Campanha da Nacionalização (1938) e o contexto da 2ª Guerra Mundial, a entidade cultural mudou a razão social de sua área de atuação.
Atualmente, a sociedade promove eventos de tiro ao alvo e do bolão (schützenverein e kegel).
No dia 8 de abril, sábado, véspera dos festejos do aniversário aconteceu o evento de celebração dos 120 anos de fundação, com a tradicional festa da estação de outono, de bolão (kegel), cuja corte era composta por Rosemeri Behling (rainha), Manuela Wilwock e Marilu Minatti (princesas) e Ulisses Wargenowski (rei), Luca Roling e Albano Maas (cavalheiros)
A Banda Estrela de Ouro, de Jaraguá do Sul, abrilhantou o evento marcado pela ritualística de busca das majestades (comandante João Kühl), sessão solene de homenagem, competições de bolão, café colonial (equipe de Rosemeri Behling) e sagração das novas majestades para o ano de 2024.
O atual presidente Udomar Wilwock, com a diretoria, tem a missão de preservar o legado cultural dos imigrantes e colonizadores que, na Estrada Isabel Alto e entorno, organizaram-se para fundar uma entidade na defesa do patrimônio germânico e teuto brasileiro.
A Sociedade Guarany busca concluir a nova sede social, restaurar e salvaguardar o antigo patrimônio edificado, o salão de madeira, para festas e bailes. A construção histórica trata-se de um exemplar único, inserido na paisagem rural da Estrada Isabel Alto, cujo território é circundado por rica ambiência da Mata Atlântica, águas cristalinas do riacho e as lavouras de banana. (Com a colaboração de Ademir Pfiffer – Historiador e Youtuber)
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp
Notícias relacionadas
Ponte do Gamelão em fase de instalação dos kits de transposição
A reconstrução da Ponte do Gamelão, localizada em Osvaldo Amaral, ligação secundária entre Corupá e São Bento do Sul, segue conforme o cronograma estabelecido. Na última semana, equipes da Defesa Civil dos municípios se reuniram para discutir as próximas etapas e avaliar o progresso da obra. Em breve, a…