Colunas

64 anos da Sociedade 13 de Maio e 200 anos de história alemã

A história se repete a cada geração. Em harmonia com a tradição: 64 anos da Sociedade 13 de Maio e 200 anos de história alemã mostra como as tradições germânicas continuam vivas e fortes em Blumenau. Através da história da Sociedade 13 de Maio, você entenderá a importância de preservar a cultura e a identidade de um povo. Um texto que celebra o passado, valoriza o presente e inspira o futuro.

 

No dia 5 de outubro, o distrito de Vila Itaoupava, em Blumenau, vivenciou mais uma edição da tradicional Königsfest des Kruges (Festa do Rei do Caneco). O evento, realizado pela Sociedade Recreativa e Desportiva 13 de Maio, marcou os 64 anos de fundação da entidade e celebrou os 200 anos de Imigração Alemã no Brasil.

 

64 anos da Sociedade 13 de Maio e 200 anos de história alemã

A corte 2023, composta pelo rei Vitor Jung, 1º cavalheiro Lulio Possamai, 2º cavalheiro Atilano Manke, bandeireiro Alison Laube e os campeões Adriano Klosowski e Luiz Müller, abrilhantaram a festa com sua presença.

 

Com um cenário bucólico, cercado pela natureza exuberante e pelo patrimônio histórico local, a festa reuniu associados, moradores e visitantes para uma noite de celebração e confraternização. O cortejo, organizado pelo experiente comandante de marcha Silvino Zielsdörff, percorreu o entorno da sede social, levando a alegria da música germânica interpretada pela Banda San German, de Rio dos Cedros. O próprio comandante foi o orador, e compartilhou a experiência com o presidente Dorival Hertel.

 

A Banda San German foi a grande responsável por embalar a festa com um repertório que mesclou clássicos germânicos e músicas do patrimônio nacional. Os acordes da banda ecoaram pelos arredores, consolidando no evento a identidade de uma “Blumenau Germânica” e reforçando a importância de preservar as tradições culturais da região. A música, além de entreter, serviu como um elo entre as gerações, unindo os mais antigos e os mais jovens em torno de um mesmo ideal.

 

A gastronomia também foi um destaque da festa, com um jantar festivo que incluiu pratos típicos como taiá frito com bacon, carnes diversas e o tradicional assado da “fela” (recheio típico feito artesanalmente – Typische Hühnchenfüllung). As saladas alemãs (salate nach deutscher ar) completaram o cardápio, proporcionando uma experiência culinária autêntica aos presentes.

 

Celebrar o passado é fundamental para construir um futuro promissor. A Sociedade 13 de Maio é um exemplo de como a tradição pode ser revitalizada e adaptada aos novos tempos, inspirando gerações futuras a seguirem seus passos.

 

Quer saber das notícias  primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Ademir Pfiffer

Historiador e criador de conteúdo digital para as plataformas do Kwai, Tik Tok e You Tube. Dedicado à pesquisas sobre memória e patrimônio histórico-cultural em comunidades tradicionais

Recent Posts

Confira a agenda esportiva mundial para essa quinta-feira, 10 de abril

Saiba quais são os jogos de hoje e onde assistir tudo!

6 horas ago

Futebol: Palmeiras bate o Cerro Porteño, segue 100% e lidera o grupo na Libertadores

Flamengo perde para o Central Córdoba no Maracanã e Bahia ganha do Nacional no Uruguai

6 horas ago

Os melhores perfumes femininos para o Outono/Inverno

Fragrâncias Elegantes e Sofisticadas para a Estação

9 horas ago

Política e Políticos – PM com mais recursos

Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina…

10 horas ago

Champions League: Barcelona goleia Dortmund e põe um pé na semifinal

Paris Saint-Germain vence o Aston Villa no jogo de ida das quartas de final

11 horas ago

This website uses cookies.