Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Sintomas incomuns que indicam baixos níveis de vitamina B12
Vegetarianos, veganos e idosos apresentam um risco aumentado de apresentar deficiência dessa vitamina
28/06/2023
Nosso corpo precisa de 2,4 microgramas de vitamina B12 diariamente para realizar funções importantes. Acontece que não conseguimos B12 por conta própria, portanto, ela precisa vir por meio de alimentos e suplementos. Quando alguém não consome essa vitamina suficiente, o corpo reage à sua deficiência de várias maneiras.
Confira alguns sintomas incomuns de deficiência de vitamina B12:
Dormência nos membros
Uma deficiência grave de vitamina B12 pode causar dormência nos nervos. Isso acontece devido à neuropatia periférica em que os nervos são danificados. A vitamina B12 tem um papel importante na produção de neurotransmissores e a falta dela afeta a transmissão nervosa.
Dificuldade em andar
As pessoas que têm níveis extremamente baixos de vitamina B12 podem ter dificuldade em andar de maneira adequada. Esta é outra consequência do dano do nervo periférico. Devido à dormência nos membros, especialmente nos pés, fica difícil para andar corretamente.
Inchaço na língua
A falta de vitamina B12 pode levar à glossite. Esta é uma condição em que a língua incha e muda de cor. Parece mais avermelhada. A pessoa também experimenta coceira inexplicável e sensação de queimação na boca.
Problemas de memória
A falta de vitamina B12 leva a dificuldades cognitivas e afeta o raciocínio e a capacidade de pensamento, principalmente devido à interrupção dos neurotransmissores.
A perda de memória é um sintoma clássico de deficiência de vitamina B12 que muitas pessoas ignoram.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Dormir na hora errada engorda? Médico explica como a falta de rotina pode impactar até no peso
Um dos maiores nomes da medicina e performance esportiva, com mais de um milhão de seguidores nas redes, Dr. Rodrigo Schröder explica o que é o ciclo circadiano e a importância de manter o relógio biológico alinhado