Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa
Show proibido: Ibama apreende animais exóticos e silvestres em apresentação
Evento caótico terminou com multas, resgate de animais ilegais e autuação de apresentador reincidente
24/02/2025
Um show de animais para crianças no Shopping Continente, em São José, na Grande Florianópolis, virou caso de polícia ambiental no último sábado (22). Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) interromperam a apresentação após identificarem irregularidades e risco para o público.
O apresentador, flagrado manipulando serpentes, aranhas e outros animais sem a devida documentação, foi multado em R$ 24,5 mil. Segundo o Ibama, algumas das espécies eram nativas do Brasil e estavam sem registro de origem, enquanto outras eram exóticas e entraram no país ilegalmente, representando risco ambiental.

Divulgação/IBAMA
A fiscalização relatou que o evento estava desorganizado e que, em um momento de descontrole, crianças invadiram o palco e tocaram nos animais, incluindo uma jiboia e uma aranha peçonhenta. “Chamou a atenção a falta de controle e segurança na apresentação”, informou o Ibama em nota.
O apresentador, identificado como Amilton Berkenbrock, já havia sido autuado diversas vezes e responderá judicialmente pelo crime ambiental, com agravante de reincidência. Procurado pela reportagem, ele reconheceu o erro:
“Eu acabei me equivocando em fazendo algumas coisas das quais não eram dentro do que esperado nas normativas ambientais e acabou ocorrendo a apreensão”, declarou.
Ele afirmou ainda que recebeu orientação dos agentes e que preparará sua defesa com auxílio de um advogado.
O Shopping Continente, por sua vez, declarou que fornecerá às autoridades todas as informações necessárias sobre o caso.
Lista de animais apreendidos:
Vivos:
- 3 cobras-do-milho
- 1 jiboia
- 1 tarântula
- 2 sapos
- 1 perereca australiana
- 1 aranha-marrom
Mortos ou partes:
- 1 cobra-de-vidro
- 1 cobra-cega
- 1 pele de sucuri
Todos os animais vivos foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Rio Vermelho, em Florianópolis, onde serão avaliados e tratados antes de um eventual retorno à natureza ou destinação a instituições apropriadas. O caso segue sob investigação.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Caixa inicia pagamento do PIS/Pasep para nascidos em janeiro
Cerca de 1,8 milhão de trabalhadores com carteira assinada nascidos em janeiro podem sacar, a partir desta segunda-feira (17), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2025 (ano-base 2023). A quantia está disponível no…