Serviços eletrônicos do governo são mais utilizados por jovens, diz pesquisa
O objetivo da pesquisa foi avaliar os fatores que influenciam na decisão do cidadão de usar serviços do governo brasileiro pela internet
27/10/2021
De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), os jovens são os que mais utilizam os serviços eletrônicos oferecidos pelo governo.
“Os resultados da análise indicam que os usuários mais jovens são mais propensos ao uso de serviços de governo eletrônico, e isso pode estar relacionado com o fato de os jovens apresentarem maior habilidade para lidar com recursos tecnológicos. É importante entendermos as diferenças na habilidade de uso da tecnologia entre as gerações. As gerações mais jovens cresceram usando smartphones e tablets, enquanto os mais idosos passaram a ter contato com esses dispositivos na fase adulta, muitos já na terceira idade”, observou o doutorando da UFRJ Luiz Vargas, coautor do estudo.
O objetivo da pesquisa foi avaliar os fatores que influenciam na decisão do cidadão de usar serviços do governo brasileiro pela internet e servir de insumo para discussões entre gestores públicos sobre projetos de transformação digital no setor público.
Para o pesquisador, é importante destacar que o estudo traz uma visão do contexto brasileiro, onde as diferenças socioeconômicas são relevantes.
“Isso significa que, ao avaliarmos a implementação de serviços de governo eletrônico, devemos ter um olhar específico para a realidade do nosso país, onde as diferenças socioeconômicas são relevantes. Cabe ressaltar ainda que o estudo foi realizado com base em dados coletados antes da pandemia da covid-19, durante a qual houve uma intensificação do uso de serviços eletrônicos, como o caso do auxílio emergencial.”
Fonte: Agência Brasil.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!