Serviços de Acolhimento asseguram proteção à crianças e adolescentes
Serviços de Acolhimento asseguram proteção à crianças e adolescentes. O objetivo é viabilizar, no menor tempo possível, o retorno seguro ao convívio familiar
20/12/2024
Serviços de Acolhimento asseguram proteção à crianças e adolescentes – O abrigo do Serviço de Acolhimento Institucional Mônica Maria Franzner Lescowicz, da Tifa Martins, uma unidade de acolhimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) para a proteção de crianças e adolescentes com vínculos familiares frágeis ou rompidos, está em novo local desde o dia 3 de dezembro.
A secretária de Assistência Social e Habitação, Bianca Schwartz Uber, explica que a estrutura se equipara a uma residência familiar e esse é o objetivo do abrigo, que acolhe crianças e adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência), ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família.
O objetivo é viabilizar, no menor tempo possível, o retorno seguro ao convívio familiar, prioritariamente na família de origem e, excepcionalmente, em família substituta (por meio de adoção, guarda ou tutela). O novo abrigo teve investimento de R$ 2.263.905,55, sendo R$ 1 milhão 658 mil da construção, mais mobiliário, internet, muro e outros.
O número de abrigados pode chegar a 20. Na sexta-feira (13) havia 19. Outro Abrigo Institucional, Gillian Hermann, está localizado na Vila Baependi. O número de abrigados é variável, segundo Bianca.
O Serviço Famílias Acolhedoras também recebe crianças e adolescentes em famílias previamente selecionadas e
capacitadas, garantindo atenção individualizada, construção de relações de afeto e convivência comunitária.
Em Jaraguá do Sul, são cerca de 15 crianças acolhidas e 17 famílias habilitadas.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital