Guaramirim

Serviço de Inspeção e Polícia Militar flagram abate ilegal de animal

Saiba mais:

24/06/2024

Um abate irregular de bovino foi flagrado na manhã de domingo na localidade de Tibagi, em Guaramirim. A Polícia Militar foi chamada para dar apoio a Secretaria de Agricultura, por meio do Serviço de Inspeção Animal.

 

Segundo o inspetor de produtos de origem animal, Rogério José dos Santos, fazia tempo que o crime era praticado nas cidades da região e finalmente flagrado no domingo, dia 23.

Serviço de Inspeção e Polícia Militar flagram abate ilegal de animal

O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia para o registro do flagrante. Santos disse que foi um crime ambiental, um atentado contra o bem-estar animal pelo uso de práticas cruéis, falta de higiene e sem fiscalização.

 

“Além disso, tem elevado risco de doenças porque a carne sem inspeção pode transmitir zoonoses e os consumidores ficam expostos a riscos sanitários”, aponta o inspetor de produtos de origem animal da Prefeitura de Guaramirim.

 

Segundo informações, o matador de animais atuava clandestinamente nas cidades da região. O animal também não tinha a brincagem, ou seja, sem o controle da Cidasc. Conforme Rogério José dos Santos, ele já tinha sido alertado anteriormente, inclusive assinado um documento, mas continuava a prática ilegal de abate. Afora isso, tinha uma arma municiada no carro.

 

Além dele, o Serviço de Inspeção Animal anda no encalço de outro que pratica a mesma ilegalidade. “A qualquer hora vamos dar o flagrante e o sujeito ficará sujeito às penas da lei. Em Guaramirim temos um local próprio para o abate de animais dos agricultores, licenciado, para onde podem ser encaminhados, tudo dentro da legalidade”, diz.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x