Semana Nacional do Trânsito chama condutores a uma reflexão
Semana Nacional de Trânsito acontece simultaneamente com a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro)
17/09/2024
Anualmente, entre 18 e 25 de setembro, é celebrada a Semana Nacional de Trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ao longo de todo o ano, mas com maior ênfase neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito intensificam ações de educação, fiscalização e engenharia, buscando tornar nossas vias mais seguras e ambientalmente sustentáveis.
Simultaneamente a este período, acontece a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro). O objetivo da Semana é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.
Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a mensagem educativa deste ano visa conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito. O foco é mobilizar a sociedade para adotar comportamentos que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro.
As principais ações estão alinhadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, destacando a proteção dos mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e a sustentabilidade. Essas são as bases para as atividades promovidas ao longo da semana, reforçando a importância de um trânsito mais humano e seguro.
Taxa de mortalidade nos transportes terrestres aumenta
A campanha “Paz no trânsito começa por você” é um convite à reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva na construção de um trânsito mais seguro e harmonioso para todos. Os números indicam que ainda há um longo caminho a ser percorrido. Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em dados divulgados em agosto de 2023, a taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3%, com mais de 390 mil óbitos em acidentes com meios de transporte terrestres.
E as estatísticas revelam um cenário preocupante em relação às motocicletas. As mortes nesse tipo de veículo dobraram na última década, representando 30% dos casos fatais registrados em 2023. O estudo do Ipea aponta imprudência, excesso de velocidade e uso de álcool como os principais fatores que contribuem para esses acidentes.
O Ipea informa ainda que as rodovias federais apresentam um panorama distinto das áreas urbanas. Enquanto nas cidades os atropelamentos diminuíram devido às políticas de controle de velocidade, nas rodovias, o aumento de 16% nesses casos acende um alerta para a necessidade de investimentos em infraestrutura e segurança para pedestres nesses locais.
Marcha do Silêncio fará ação educativa
Com o tema “Paz no Trânsito Começa por Você”, a Semana Nacional do Trânsito 2024 acontece em todo o Brasil com uma série de atividades educativas que se estendem além do período oficial, de 18 a 25 de setembro.Em Jaraguá do Sul, o Movimento Marcha do Silêncio fará no sábado, 21 de setembro, das 8h ao meio dia, ações educativas em frente ao Partage Shopping, na Getúlio Vargas, com a presença da mascote Pequeno Cidadão, distribuição de camisetas e guloseimas às crianças.
No dia 24, às 19h, na rua Jorge Czerniewicz 1.120, ao lado da Artama, haverá palestra sobre Inteligência Emocional em Trânsito, com a psicóloga Margarete Gellert da Costa, aberta para o público, chancelado pelo Movimento.
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline