Seleção brasileira goleia China na estreia das Olimpíadas e Marta bate marca histórica no torneio
O Brasil não voltou bem do intervalo e a China teve muito espaço levando perigo contra o gol da catarinense Bárbara que defendeu a seleção muito bem
21/07/2021
Com duas catarinenses em campo, a Seleção brasileira feminina de futebol estreou nas Olimpíadas de Tóquio com goleada.
Leia mais
- Duas catarinenses estão entre as 18 atletas convocadas da seleção feminina para os Jogos Olímpicos
- Juventus anuncia contratação de novo atacante
- Confira mais notícias em jdv.com.br
A partida contra a China aconteceu em Miyagi, às 5 horas (no horário de Brasília) desta quarta-feira (21), e marcou a abertura do grupo F.
O placar de 5 a 0 repete a melhor estreia brasileira em Olimpíadas, a goleada sobre Camarões em Londres-2012, e mantém a escrita da seleção feminina, que venceu todas as partidas iniciais em suas sete participações nos Jogos.
Os gols foram marcados por Marta – duas vezes – Andressa Alves, Bia Zaneratto e Debinha.
O jogo
As jogadoras de Pia Sundhage fizeram um primeiro tempo praticamente perfeito e resistiram à pressão inicial das chinesas, confirmando a confiança da técnica sueca no sistema defensivo e o “samba style” no ataque com muita movimentação do trio Marta-Debinha-Bia Zaneratto.
Aos oito minutos, Debinha cabeceou no travessão, Bia brigou pelo rebote a camisa 10 marcou. Aos 21 minutos, Bia chutou e a goleira Peng Shimeng deu rebote e Debinha ampliou para a Seleção.
O Brasil não voltou bem do intervalo e a China teve muito espaço levando perigo contra o gol da catarinense Bárbara.
A goleira mostrou que estava atenta e fez duas grandes defesas, uma aos dois minutos ao travar com as mãos a atacante Wang Shanshan, lançada livre nas costas da zaga. E aos 21 quando Zhang Xin recebeu sozinha na área, mas Bárbara espalmou o chute cruzado.
Após os sustos, o time acordou e voltou a dominar a partida, chegando sem dificuldade à goleada. Aos 28 minutos, Marta pegou a sobra da defesa pela direita, surpreendendo a goleira e batendo no canto esquerdo.
Andressa Alves sofreu pênalti de Wang Xiaoxue. Marta, cobradora oficial, abriu mão de fazer seu terceiro gol e deixou a própria Andressa Alves bater a penalidade, aos 36 minutos. “Aqui não tem vaidade”, diz Marta exaltando o espírito de união na equipe. E, aos 43, Debinha cruzou na medida para Bia Zaneratto fechar a goleada.
A voltante de Xanxerê, Júlia Bianchi, entrou no lugar de Formiga no segundo tempo.
Marca histórica de Marta
A atleta se tornou a primeira jogadora a fazer gol em cinco edições de Olimpíadas.
Com os dois gols de hoje, ela chega a marca de 12 na história do torneio e está a dois de igualar a companheira de camisa Cristiane – que não foi convocada para o torneio – a maior artilheira do futebol olímpico.
Próximo jogo
A seleção volta a campo no próximo sábado (24), às 8 horas (horário de Brasília), onde enfrenta a Holanda.
Notícias relacionadas
Enquete: Entenda o que é a PEC 6×1
O que á PEC 6×1 A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pela deputada Erika Hilton, tem como objetivo principal pôr fim à escalada de trabalho 6×1. O sistema atual é considerado prejudicial a qualdiade de vida do ser humano. Igualmente, a proposta inclui medidas adicionais,…