Secretário de Desenvolvimento Econômico de Guaramirim apresenta planejamento 2021 em encontro virtual na Aciag
A missão da pasta é dar apoio à vocação econômica de Guaramirim e que os primeiros meses foram dedicados à reorganização e planejamento da secretaria
14/04/2021
O planejamento para 2021 foi apresentado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo da prefeitura de Guaramirim, Ângelo da Silva, durante plenária virtual da Aciag, na segunda-feira (12). Ele disse que a missão da pasta é dar apoio à vocação econômica de Guaramirim e que os primeiros meses foram dedicados à reorganização e planejamento da secretaria e a definição das três gerências: da indústria, que ele acumula, do comércio por Sandro Depin e turismo, por Elvira Radwanski.
Leia mais
- Voltado à juventude, Espaço 4.0 será instalado no bairro Corticeira em Guaramirim
- Nova rodovia estadual a ser projetada passará por Guaramirim
- Confira mais notícias em jdv.com.br
Ângelo comentou sobre o Cedup e a necessidade da definição de novos cursos profissionalizantes gratuitos que atendam às necessidades do mercado de trabalho. A implantação da Sala do Empreendedor, com apoio do Sebrae e outras entidades, é uma iniciativa que deve se tornar real em algumas semanas, voltado ao apoio para quem quer empreender e necessita de orientação.
“Estamos em fase final de estruturação”, disse o secretário Ângelo da Silva, acrescentando que haverá legislação regulamentadora para o seu funcionamento. O Programa de Microcrédito de Guaramirim, lançado em dezembro, segue facilitando o acesso a financiamentos de R$ 3 mil a R$ 5 mil para pagamento em dez parcelas.
A prefeitura subsidia os juros, desde que as parcelas sejam pagas até a data do vencimento. As instituições credenciadas são a Crevisc, Blusol e Banco do Empreendedor. A Prefeitura deve lançar uma nova etapa, assim que essa esteja concluída. “Já temos a garantia do prefeito Chiodini”, antecipou o secretário.
O titular da pasta do Desenvolvimento Econômico comentou sobre o Loteamento Industrial. O edital para a venda dos três lotes remanescentes será lançado em breve. Existe um número significativo de empresas interessadas, segundo Ângelo. A rua de acesso também será asfaltada este ano.
Parte dos recursos está assegurada e a outra parte será buscada de outras fontes. O ProDL – Programa de Desenvolvimento Local, da parceria Aciag/Prefeitura, é vista pelo secretário Ângelo da Silva como uma importante ferramenta indutora do crescimento e desenvolvimento econômico de Guaramirim.
“A Administração Municipal tem o máximo interesse de que isso se efetive e dará total apoio”, completou.
Fortalecimento da “Cidade das Guirlandas”
O planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Guaramirim, na área do comércio, previa a ampliação do horário de atendimento do Sine/SC. Desde março, as demandas são atendidas das 8h ao meio dia e das 13h às 17h, acompanhando o expediente da prefeitura. Em 2020, conforme o secretário Ângelo da Silva, embora toda a situação da pandemia, foram registradas 13.044 ações de serviços no posto do Sine local.
Para a Casa do Papai Noel, está prevista a iluminação/decoração em novembro, mas a programação dependerá do quadro da pandemia naquele momento. Está prevista a construção de sanitários permanentes, eliminando a locação dos banheiros químicos, que a maioria reprova.
O Município pretende reforçar o título de Cidade das Guirlandas. Para tanto, será desenvolvido um projeto de captação de recursos para as ações planejadas. A criação da rua das guirlandas está no planejamento, assim como a exploração de seis datas especiais: páscoa, dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, dia das crianças e natal. O mote, claro, são as guirlandas.
Para o secretário Ângelo, todas essas ações dependerão da participação efetiva da comunidade empresarial e também do comércio e da população.
“É preciso criar o espírito de pertencimento, porque tudo é pensado para atrair os turistas e o desenvolvimento dos negócios, gerando renda e empregos para Guaramirim”, explicou durante a plenária virtual da Aciag.
Outra ideia é criar portais com guirlandas para quem vem de Jaraguá, de Joinville e de Massaranduba.
Entorno do trevo do relógio será revitalizado e novo portal no Jacu-Açu
A reativação do Conselho Municipal de Turismo, com novos integrantes, deve acontecer em alguns dias. O titular da pasta do Desenvolvimento Econômico de Guaramirim, Ângelo da Silva, explicou que uma portaria com os novos membros será publicada. Ele também adiantou que no entorno do trevo do relógio haverá a revitalização do espaço, tornando-o atrativo para os residentes e visitantes.
A guirlanda, logicamente, estará presente. Existe uma empresa disposta a ajudar na execução do projeto. O planejamento para empreendedores da Rota da Tilápia de Guaramirim está em desenvolvimento. A Rota envolve estabelecimentos de Guaramirim, Massaranduba e Jaraguá do Sul. A ideia é no segundo semestre realizar um encontro entre os proprietários.
Na Aciag, Ângelo comentou sobre a retirada do atual pórtico no acesso ao Jacu-Açu para a conclusão das obras de pavimentação para intercessão com a SC-108. O atual é estreito. Outro será construído.
A revitalização da estação ferroviária, já com orçamento pronto, deve dar um incentivo à atividade turística. A ideia é que o espaço seja ocupado por uma ou duas empresas credenciadas via concorrência pública, com choperia, lancheria e também venda de produtos locais como biscoitos, doces, embutidos produzidos no município, entre outros, com atividades devidamente fiscalizadas.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!