Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Schützenfest agora faz parte oficial do calendário de SC
A 33ª edição da Schützenfest inicia nesta quinta-feira, dia 9, e seguirá até o 19 de novembro.
09/11/2023
A maior festa dos Atiradores do Brasil, a Schützenfest de Jaraguá do Sul, foi incluída oficialmente no Calendário Oficial de Santa Catarina de eventos. A ação resultou de proposta do deputado Vicente Caropreso, aprovada pelo Parlamento e sancionada pelo governador Jorginho Mello, resultando na Lei Estadual 18.722, publicada no Diário Oficial do Estado.
A 33ª edição da Schützenfest inicia nesta quinta-feira, dia 9, e seguirá até o 19 de novembro.
Santa Catarina reconhece a importância dessa festa que resgata a tradição do tiro ao alvo, uma cultura trazida pelos colonizadores germânicos e que é mantida viva e preservada pelas sociedades e associações de tiro esportivo há várias gerações.
“Incluir no calendário oficial significa ampliar a divulgação, ampliar ainda mais a visibilidade dessa festa que movimenta a cultura e a economia turística da região do Vale do Itapocu”, diz o deputado Caropreso.
Dispensadores vão deixar a Schützenfest ecologicamente correta
A maior festa dos atiradores do Brasil será ambientalmente correta. A Prefeitura de Jaraguá do Sul, o Samae e a Comissão Organizadora da 33ª Schützenfest, firmaram parceria para a colocação de dispensadores ao descarte de copos e para facilitar a coleta desses materiais, disponíveis ao público em vários locais do parque de eventos.
Os copos descartados nos dispensadores serão acondicionados no saco verde para serem encaminhados às 12 cooperativas credenciadas com a autarquia e a coleta seletiva será feita uma vez ao dia. Além dos copos, todos os outros materiais recicláveis utilizados durante a festa terão o destino correto. Quanto ao resíduo convencional (orgânico), será coletado de uma a duas vezes ao dia, dependendo do volume gerado, informa o presidente do Samae, Onésimo Sell.
O presidente Comissão Central Organizadora (CCO), Alcides Pavanello, disse que desde 2019 a parceria é realizada entre a Prefeitura e o Samae, para que a festa seja ecologicamente correta. Em 2019, quase nove toneladas de resíduos recicláveis tiveram o destino correto. Em 2020 e 2021, a festa não aconteceu devido à pandemia, e em 2022 foram coletadas quase sete toneladas de resíduos recicláveis. O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, considera a iniciativa de grande importância, pela limpeza da área de festa e a destinação correta.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline