Eleições

Schroeder elege quatro mulheres e a mais jovem legisladora da região

Schroeder registrou um marco histórico, no ano em que completa 60 anos de emancipação político-administrativa

10/10/2024

Na eleição municipal realizada no domingo, o município de Schroeder registrou um marco histórico, no ano em que completa 60 anos de emancipação político-administrativa. A representatividade feminina passou de uma na atual legislatura, para quatro a partir de 1º de janeiro. De 9 cadeiras, quatro serão mulheres.

 

As novas eleitas são Kauana Peschke Lange (PP), Ana Claudia Locilha de Oliveira (MDB), conhecida como Ana Leon, Scheila Emilene Engelmann Ewald (PL), a Scheila da Farmácia, e Rosamira Karsten (PP), a Muka. Ana Leon se destacou por ser a primeira mulher a ser reeleita na história do município.

 

schroeder

Schroeder elege quatro mulheres e a mais jovem legisladora da região

 

Outro registro é da eleição mais jovem entre os 67 eleitos na microrregião: Kauana Pechke Lange, que tem apenas 22 anos. É solteira, nasceu na maternidade de Jaraguá do Sul e está filiada ao PP de Schroeder, tendo formação superior completa.

 

SC escolhe 13,2% dos novos gestores municipais do sexo feminino

Mais de 4 milhões de eleitores catarinenses foram às urnas no domingo (6) e elegeram prefeitos e vereadores que ocuparão as cadeiras nos 295 municípios pelos próximos quatro anos. Destes municípios, 39 serão comandados por mulheres, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Esta foi a eleição com a maior proporção de candidaturas femininas nos últimos 24 anos. Entre os postulantes ao cargo máximo do Executivo municipal, 14% eram mulheres.

 

Com 39 cidades elegendo mulheres, a proporção segue semelhante: 13,2% dos municípios catarinenses serão comandados por mulheres a partir de 2025, por pelo menos quatro anos. Em 2020, segundo o TSE, apenas 9,6% dos municípios de Santa Catarina elegeram mulheres prefeitas.

 

Sob esta ótica, Santa Catarina ocupa a 16ª posição entre os Estados, com 13,22% das prefeituras a serem comandadas por mulheres a partir de 2025.
Eleitores de 31 cidades catarinenses escolheram não eleger mulheres para cargos de prefeita, vice ou vereadora no domingo. Foram eleitas 577 vereadoras, 19,81% do total de 2.912 legisladores municipais vitoriosos nas urnas.

 

Quer saber mais sobre “Schroeder elege quatro mulheres e a mais jovem legisladora da região” primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x