Schroeder

Schroeder: contorno viário traz perspectivas de expansão para a economia

Schroeder é um dos polos de atração de investimentos que podem fortalecer ainda mais a economia diversificada do município, hoje com uma população de 20,1 mil pessoas

18/07/2024

Com crescimento significativo nos últimos anos, Schroeder é um dos polos de atração de investimentos que podem fortalecer ainda mais a economia diversificada do município, hoje com uma população de 20,1 mil pessoas.

 

O presidente da Associação Empresarial de Schroeder (ACIAS), Ivandro de Paulo, descreve um cenário favorável mesmo antes da conclusão das obras. “A gente costuma usar a máxima de que Schroeder é a bola da vez”, observa Ivandro, que assumiu a presidência da entidade em abril deste ano.

 

 

Schroeder

Schroeder: contorno viário traz perspectivas de expansão para a economia

 

 

O otimismo é justificado nos dados do IBGE, que apontam um aumento populacional de 43,5% nos últimos dez anos e uma expansão do PIB entre 2006 e 2021, chegando a cerca de R$ 759,4 milhões. Com um PIB per capita de R$ 33,6 mil, a cidade apresenta uma economia diversificada, com destaque principalmente nos setores metalmecânico, têxtil e eletroeletrônico. O turismo também vem se projetando como uma vertente de crescimento, de forma integrada à região, favorecida por uma geografia de belezas naturais, recantos para lazer e prática de esportes radicais.

 

A localização estratégica de Schroeder, próxima a Jaraguá do Sul e Joinville, acrescenta Ivandro, favorecida pela nova infraestrutura da principal malha rodoviária regional, já tem despertado interesse de investidores, além de estimular empresas da região para a ampliação de sus instalações.
A ACIAS – explica -, tem recebido pedidos de informações e buscado fomentar o ambiente de negócios, em parceria com o poder público e com entidades como a Fiesc, para a oferta de maior qualificação de mão de obra.

 

“Como entidade, nos cabe o papel de fortalecer este elo com os setores ativos da comunidade, em conexão com os órgãos públicos e o empresariado, buscando facilitar as condições para estas empresas se instalarem na região”, afirma.

 

 

 

Trabalho integrado é defendido para melhoria do ambiente de negócios

 

 

Entre estas ações estão o Feirão de Empregos e o Qualifica Schroder, em parceria com a Prefeitura e com a Fiesc, por meio do Senai e Sesi, com foco na empregabilidade, mas também na oferta de energia elétrica para atender o crescimento da demanda. Ivandro aponta como possíveis áreas de expansão econômica o distrito industrial no bairro Schroeder 1, na divisa com Guaramirim, e de comércios e serviços até a região central.

 

 

“Já temos negócios represados por falta de melhor infraestrutura e vagas que não estão sendo preenchidas por conta de mão de obra preparada, quando o contorno estiver concluído muitas outras oportunidades surgirão. A ACIAS tem o desafio de fazer esta conexão com todos os setores envolvidos”, completa.

 

Célio Bayer, vice-presidente regional da Fiesc, reforça as preocupações do empresário e a necessidade de que a região trabalhe de forma coletiva. O Comitê de Desenvolvimento Regional, que o empresário também preside, tem no seu planejamento estratégico atuar com as entidades empresariais, prefeituras e instituições de ensino, pelo fortalecimento da matriz econômica predominante na região, mas com olhar atento aos novos modelos de gestão da indústria, apoiadas principalmente na inovação e na tecnologia avançada, como é o caso da indústria 4.0.

 

 

Quer saber das notícias de cidades da Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x