Santa Catarina

SC precisa investir R$ 54,6 bilhões na infraestrutura até 2028

SC precisa investir R$ 54,6 bilhões na infraestrutura até 2028. A prioridade é a conclusão das obras do programa Estrada Boa

20/12/2024

SC precisa investir R$ 54,6 bilhões na infraestrutura até 2028 – A Federação das Indústrias de SC (Fiesc) estima que seriam necessários investimentos de R$ 54,6 bilhões para a infraestrutura de transportes no estado até 2028. Os números constam na Agenda da Infraestrutura 2025 da Federação apresentada na quarta-feira (11) e que traz a expectativa de recursos necessários em todos os modais e também sugestões para a melhoria da logística de transportes no estado.

 

 

SC precisa investir R$ 54,6 bilhões

JDV/Flávio José Brugnago

 

O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, destaca que a participação privada nesses investimentos é imprescindível, já que o Estado e a União não dispõem desse volume de recursos, dada a restrição fiscal. Nesse sentido, o presidente da Câmara de Transporte e Logística, Egídio Antônio Martorano, complementa: “A execução orçamentária em obras nas rodovias federais catarinenses está acima da média nos últimos dois anos, mas a necessidade de investimentos é muito maior do que a capacidade do governo federal”. Executaram R$ 765,5 milhões, ou 62,9%, dos R$ 1,216 bilhão orçados para 2024 em obras em rodovias federais. Martorano destacou ainda que a previsibilidade de recursos é essencial para o planejamento, não só de novas obras, mas para a manutenção preventiva e rotineira.

 

PRIORIDADES

Na avaliação da FIESC, alguns investimentos são emergenciais e devem ser tratados como prioridade. No modal

rodoviário, a entidade destaca as obras na BR 101-Norte sugeridas no estudo sobre a proposta de repactuação, além

da conclusão da duplicação das BR-470 e da BR-280. As demandas incluem ainda a adequação de capacidade das BRs 163 e 282 e a manutenção preventiva das rodovias federais.

 

No âmbito estadual, a prioridade é a conclusão das obras do programa Estrada Boa, além de garantir recursos para a manutenção. A estimativa da FIESC é de que o valor ideal seria de R$ 200 milhões nos próximos 3 anos. Para Martorano, o governo do estado precisa dar celeridade ao processo de concessão de rodovias estaduais e também

deveria inserir no programa Estrada Boa obras como a adequação

da capacidade das SCs 416 e SC 417 em Itapoá, que dão acesso ao porto.

 

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