Saúde emocional
Fomos ensinados ao olhar para o nosso corpo e nossa mente, a perceber as doenças físicas, os nossos pensamentos, os nossos comportamentos, mas não fomos orientados a compreender os nossos sentimentos.
20/10/2020
Todos nós seres humanos temos uma força que move nosso estado mental. Essa força é desenvolvida desde a nossa gestação de como nossa mãe viveu esse movimento de estar gerando um bebê dentro dela. Nós sentimos tudo o que nossa mãe sentiu, mas nós não temos consciência disso. Temos marcas nas nossas células de todas as emoções que passamos durante toda a vida.
Quando falamos de saúde emocional, estamos falando de como sentimos a vida, de como sentimos as experiências da vida sejam elas boas ou ruins.
Fomos ensinados ao olhar para o nosso corpo e nossa mente, a perceber as doenças físicas, os nossos pensamentos, os nossos comportamentos, mas não fomos orientados a compreender os nossos sentimentos.
Então o que podemos dizer sobre saúde emocional? Podemos dizer que ter saúde emocional é compreender os nossos estados emocionais, os nossos sentimentos e buscar ajuda quando não sabemos lidar com ela.
As doenças físicas e mentais, tem sua origem emocional! Sei que para muitos é difícil compreender essa afirmação afinal nós não sabemos lidar com os nossos sentimentos.
Os nossos sentimentos, as nossas emoções, o sentir, o perceber, até o intuir está falando do nosso emocional.
Quando acontece uma descompensação emocional, uma crise emocional, um descontrole emocional, uma mente acelerada, cansada, desânimo, um surto (onde o nosso organismo fala que passou do seu limite), é onde as pessoas procuram por ajuda para compreender o que está acontecendo com ela. Quando não conseguimos mais controlar as coisas, onde o nosso corpo grita por não saber lidar com certas situações, certas emoções, aí que a pessoa chega no psicólogo ou no psiquiatra.
Que compreendemos a partir de agora os nossos sentimentos é a base do equilíbrio ou desequilíbrio físico mental e emocional.
É o grande desafio da humanidade compreender e aceitar que somos movidos a sentimentos e emoções. As nossas crenças, os nossos valores, a educação que recebemos de gerações em gerações nos programaram para essa caminhada, mas se não nos dedicarmos a compreender a olhar para como nos sentimos continuaremos sendo seres programáveis e responsabilizando os outros pelo que somos.
Reflitam sobre a saúde emocional de vocês, sobre o como vocês se sentem na vida, sobre o que vocês buscam da vida, e quem sabe mais para frente com o passar dos anos, mandemos acolher com carinho no que já ouvi de diversos profissionais da saúde, que a psicologia é a medicina do futuro.
Pense nisso com carinho e até nosso próximo encontro. Se cuidem!
Notícias relacionadas
Coluna: Turbulentas águas de março
Pois é, março foi até dia 31… E todos concordam que foi com certeza um mês de altos e baixos, em todos os sentidos. Desde os problemas para resolver no “quintal de casa”, como a alta de preços nos alimentos, considerando os custos do plantio, transporte, até chegar à mesa…