Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.
Santiago Peña quer arquivos abertos sobre a Guerra do Paraguai e Brasil
O paraguaio levantou ele próprio a questão em conversa com jornalistas no final de sua visita de cinco dias a Taipé
16/07/2023
O presidente recém-eleito do Paraguai, Santiago Peña, que toma posse daqui a um mês, defendeu neste sábado (15) a abertura dos arquivos da Guerra do Paraguai pelo Brasil e a devolução de equipamentos militares que estariam hoje em museus brasileiros.
Questionado se fará um pedido formal, disse que não quer “reescrever a história”. “Não tenho ressentimentos, ódio ou raiva, mas acho que seria bom. Adoraria ter esse tipo de conversa com o presidente Lula, mas de uma forma positiva, não com uma reclamação.
Peña argumenta que seria bom não só para o Paraguai, mas para o Brasil entender o que ocorreu. O conflito militar, considerado o maior da história da América Latina, ocorreu de 1864 a 1870 e opôs a Tríplice Aliança de Brasil, Argentina e Uruguai ao Paraguai.
“A coisa está mais longe”, diz o presidente eleito. “Lula é um presidente com muita liderança, estou pondo muita esperança que sua liderança no Mercosul será muito importante. Mas acho que o problema é mais na Europa, a complicação é do lado deles, não do nosso.”
O bloco europeu estaria sob pressão de seus “produtores primários, que não podem competir com a produção dos países do Mercosul”, segundo ele. “Não é fácil concorrer conosco”, diz, propondo priorizar outros acordos e citando os Emirados Árabes Unidos.
Sobre Mercosul, fez ainda outra cobrança, lembrando que a entrada da Bolívia foi aprovada pelos demais e “só falta o Brasil”. Questionado sobre um retorno da ditadura da Venezuela, evitou responder, mas disse que vai reocupar a embaixada em Caracas.
“Minha decisão é restituir a relação bilateral com a Venezuela. Vamos conversar com o governo. Nós temos uma posição muito clara de defesa dos direitos humanos e das liberdades políticas.”
Conteúdo publicado por Folha de São Paulo, Leia conteúdo completo em Folha de São Paulo
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital